As lendas modernas


   Todos nos lembramos dos tempos da infância quando os irmãos mais velhos nos contavam as histórias sobre os fantasmas e nós tínhamos um medo tremendo, que esses fantasmas nos iam visitar durante a noite. É fácil lembrar-se a mistura de medo e de excitação provocada por estas histórias. Alguns de nós também somos capazes de lembrar-nos do que nos diziam as nossas avós sobre a wołga negra. Era um método da educação das crianças um pouco controverso, mas dava bons resultados. Parece que os homens adultos também gostam de histórias deste tipo, porque todos conhecemos as chamadas lendas urbanas.
Ouçam! Dizem que...
   As lendas urbanas ou os mitos urbanos são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, popularizadas e transmitidas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo". Há lendas típicas para um bairro concreto, mas existem também os mitos urbanos traduzidos e adaptados das outras culturas.  Uma lenda urbana muito conhecida no Brasil é a da loira do banheiro. Trata-se de uma aluna loira e muito bonita que há muito tempo se teria suicidado e aparece nas casas-de-banho dos colégios assustando os alunos. Os fans do Harry Potter vão associar esta história com a personagem da Moaning Myrtle do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal.  Outra lenda brasileira é a lenda do Bebé Diabo popularizada pelo famoso (já extinto) jornal NP (Notícias Populares) que circulou durante 20 anos no Brasil e criou muitas lendas urbanas conhecidas. Segundo o jornal o Bebé Diabo nasceu com chifres, cascos e rabo e o seu pai era o Diabo. Os brasileiros têm a imaginação muito bem desenvolvida porque a lenda sobre O Cadáver nas Garrafas de Coca-Cola vem também do Brasil. A história supostamente aconteceu em Porto Seguro. De acordo com a lenda, um funcionário da Coca-Cola teria sofrido um enfarte enquanto operava um dos tanques de refrigerante e seu corpo teria caído dentro do tanque.
    Ainda assim às vezes é difícil identificar a origem dum mito. Muitos mitos são conhecidos em muitos países e tornam-se universais. Um dos exemplos destes mitos é o mito de Disney Congelado. Dizem que depois da sua morte em 1966, Walt Disney foi congelado para ser ressuscitado, quando a ciência descobrir uma cura para o cancro de pulmão.  Outro mito universal é a história da morte que pede boleia. Nas estradas desertas pode-se encontrar uma mulher jovem que pede boleia. Na realidade é um espírito duma mulher que se suicidou muitos anos antes. O mundo da ciência também não é livre dos mitos. Uma história muito encantadora diz que é possível ver a olho nu a Grande Muralha da China a partir da Lua. Obviamente não é verdade. A crença que o homem usa só 10% do cérebro também é uma mentira.
  Ouvi dizer por aí...
Muitas das lendas urbanas são, na sua origem, baseadas em fatos reais, mas as histórias passando de boca em boca acabam deformadas, coloridas e falsas. As lendas modernas não são historias sobre as princesas e os príncipes. É melhor dizer que são os contos criminais. Mas embora estas histórias sejam ridículas para nós, gostamos de ouvi-las. Por uma parte nos fazem rir, mas por outra parte produzem curiosidade e... inquietude, não é?
 Anita Gargoła

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa