A banda desenhada em Portugal, Portugal na banda desenhada...


  Os japoneses têm Dragon Ball, Akira e todo o mundo do manga, os estadunidenses criaram Spiderman, Batman, Superman e uma ampla gama dos heróis fantásticos, da França vem Astérix e nas prateleiras das livrarias polacas pode-se encontrar os títulos como Kajko i Kokosz ou Osiedle Swoboda. A banda desenhada (BD) é uma forma de arte muitas vezes não apreciada pelas pessoas ignorantes que acreditam que ela é destinada só às crianças. Outros dizem que não é possível gerar uma história séria com o aspeto psicológico das personagens desenvolvido, através das imagens e o texto curto. Não obstante, história aos quadradinhos tem os seus defensores preparados para matar em nome dela. Os laicos que tenham cuidado.
  A existência da banda desenhada em Portugal começa em 1850 com a publicação Aventuras Sentimentais e Dramáticas do Senhor Simplício Batista, feita por Flora, (provavelmente o pseudónimo de António Nogueira da Silva) um dos mais importantes caricaturistas desta época. A partir deste momento evolvia-se através das ilustrações, das caricaturas e das publicações nas revistas como O Mosquito, O Gafanhoto ou nos jornais como Có-Có-Ró-Có ou Tic-Tac. Hoje podemos escolher entre diversos estilos da criação: a tira (uma sequência de imagens publicadas diariamente em jornais), o romance gráfico (frequentemente direcionado ao público adulto), os storyboards, os webcomics ou os cartoons.
   A BD em Portugal tem o grupo dos representantes bastante pequeno, entre outros, Mário Freitas (Super Pig), Fernando Relvas (Karlos Starkiller), Luís Louro (O Dragão Vermelho), Luis Pinto-Coelho (As Odisseias de um Motard). Cabe destacar o excelente autor de A Pior Banda do Mundo. José Carlos Fernandes é uma das mais importantes pessoas no mundo da BD portuguesa. Obteve muitos prémios pela sua criatividade e alguns dos seus títulos foram adaptados ao cinema e ao teatro. Atenção merece também Mucha de David Soares, Osvaldo Medina e Mário Freitas. É uma história de horror intimista e inteligente sobre a ameaça de desumanização que pende sobre a cabeça de uma camponesa, Rusalka, imergida no mundo que insiste em ser perigoso e destituído de qualidades. Mucha fica escasso da narração e não possui muitos diálogos. É basicamente a história contada através das imagens pretas e brancas.
   O mundo da banda desenhada não se constitui só nas histórias fictícias. Alguns livros tratam dos episódios históricos da nação portuguesa, por exemplo recém-publicado É de noite que faço as perguntas, Escrito por David Soares e desenhado por Jorge Coelho, João maio Pinto, André Coelho, Daniel da Silva e Richard Câmara. Foi encomendado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e pelo Festival Amadora BD. Como ponto da partida toma os acontecimentos da época da Primeira República Portuguesa, os tempos quando a monarquia  acabou. É uma observação sobre a vida, a política e o modo como ambas se influenciam.
   A história aos quadradinhos pode também estabelecer um elo de ligação entre os diversos países. O bom exemplo são os festivais da BD, como Festival Internacional de Banda Desenhada em Amadora (Portugal) ou Festival Internacional de Banda Desenhada e de Videojogos em Łódź.     Em 2010, quatro portugueses visitaram a Polónia e juntos, com os artistas polacos, criaram as bandas desenhadas sobre a cidade de Łódź. A BD desenvolve-se e espero que obtenha mais fãs e mais criadores, porque esta forma de arte merece mais reconhecimento e popularidade.
Małgorzata Koprowicz





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa