...E LEVA TODO O MUNDO A DANÇAR SAMBA


   Um homem elegante, vestido de fato, canta e dança samba, basta dar uma olhadela para dizer que ele sente se bem no palco. Quem pensaria que, há alguns anos, este homem seguia a bola como David Beckham.  Para os brasileiros, esta adivinha não é nada difícil, estamos a falar de Diogo Nogueira, que antes foi  jogador de futebol e agora é um dos mais conhecidos cantores e compositores de samba. O seu sonho de criança era de ser jogador, mas uma lesão no joelho fez Diogo mudar de ideias e assim a música brasileira ganhou um grande avançado. Até que, hoje em dia, Diogo é considerado como a maior revelação do samba da sua geração.             
   Diogo Nogueira vem de uma nobre linhagem do samba, o seu pai João Nogueira foi um dos cantores que contribuíram para a revalorização do samba nos anos 70. Para Nogueira filho as rodas de samba estavam sempre abertas. João costumava levar o jovem Diogo aos seus espetáculos onde ele podia cantar ao lado dos grandes do samba. Por isso, quando ele decidiu seguir o caminho do seu pai ninguém duvidava do seu talento. Assim, em 2007, Diogo lançou o seu primeiro CD e DVD “Ao Vivo”. No disco, Diogo apresenta tanto clássicos do samba como interpretações das músicas inéditas.  Já em 2008, Diogo realizou a sua primeira viagem internacional para os Estados Unidos como um propagador da música nacional brasileira que é o samba. Lá, nomeado para o prémio “artista revelação” participou na festa Grammy Latino 2008. Além disso, aproveitou esta viagem para arranjar uma pequena digressão nos Estados Unidos. Entretanto, Nogueira filho deu mais um passo na popularização do samba tradicional. Conseguiu o que o seu pai nunca havia conseguido na Ala de Compositores da Portela. Tanto em 2007 quanto em 2008, o samba-enredo feito por Diogo recebeu notas máximas de todos os jurados no desfile da Portela, totalizando oito notas 10. Jovem, cheio da energia, leva todo o mundo a dançar samba. O seu sucesso pessoal é também um sucesso do samba que graças a Nogueira filho se tornou ainda mais popular em todo o mundo. (http://www.youtube.com/watch?v=jxh3FxJgIWc)
   Hoje em dia, Diogo Nogueira colabora com a gravadora EMI Music e leva o samba para plateias cada vez mais numerosas, em todo o mundo. Nogueira filho não só promove o samba tradicional mas  tenta também ganhar novo público com a mistura de samba com rock. Além disso, Diogo é apresentador do programa Samba na Gamboa, na TV Brasil onde convida as grandes estrelas do samba.
DISCOGRAFIA DE DIOGO NOGUEIRA:
CD/DVD “AO VIVO” EMI 2007;
CD “TÔ FAZENDO A MINHA PARTE” EMI 2009;
CD/DVD “SOU EU” EMI 2010;
CD “PODER DA CRIAÇÃO” (COLETÂNEA) EMI 2011.

Magdalena Sułecka




  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa