Portugal – uma mescla para todos os sentidos

  Temos cinco sentidos e podemos aproveitar cada um deles em Portugal. Há quem diga que uma viagem a Portugal seja uma verdadeira festa para os nossos sentidos A visão – o sentido muito importante não só para os homens. Todos gostamos de ver uma coisa agradável e durante uma viagem transformamo-nos nos animais que querem ver tudo. Imediatamente pensamos nos monumentos e lugares mais representativos da arquitetura portuguesa como o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, a Casa da Música no Porto ou o Centro Histórico da Évora. Mas durante uma estadia em Portugal temos a oportunidade de observar muito mais. São as coisas pequenas que podemos notar em cada passo, como por exemplo os azulejos: azuis, brancos e vermelhos. A praia do Porto coberta por um grande nevoeiro pelo qual os raios atravessam com dificuldade. As cores em cada lugar que provocam uma sensação de alegria: o amarelo do sol, o azul do céu, cor de laranja das frutas maduras. As ruas estreitas com os carros velhos, casas pequenas de cor branca ou azul e roupa que está pendurada nas janelas. 
 Graças à audição podemos ouvir o ruído do mar e o grito das gaivotas ou o barulho um pouco menos agradável produzido pelas pessoas no Bairro Alto em Lisboa. Ouvimos as canções do fado que expressam a saudade e já são conhecidos em todo o mundo. As motorizadas e os elétricos nas ruas também produzem um som muito caraterístico para Portugal. As guitarras, o zumbido nas ruas e as conversas nas cafeterias, os sons noturnos de Albufeira ou… o silêncio nas cidades pequenas – ficam na memória das pessoas que já estiveram em Portugal. 
  Portugal oferece uma oferta muito ampla para o nosso paladar. Os mais conhecidos são, sem dúvida, o bacalhau e o vinho, mas a ementa portuguesa é muito rica. As pessoas que visitaram Portugal mencionam os pasteis de nata, sardinhas assadas, sopas como o caldo verde, todos os tipos de café acompanhados pelas bolas de Berlim e muito, muito mais. Já vemos que a ementa deste país parece interminável e a visita a Portugal é como uma festa para os amantes da cozinha. 
  A oferta de Portugal para o nosso olfato também é muito ampla: o cheiro do mar, do sol na pele, dum bom café, do feijão com arroz e chouriço, do marisco e das laranjeiras. Tudo o que podemos imaginar, especialmente relacionado com a comida porque a comida tem um papel muito importante na vida dos portugueses. Não nos esqueçamos do tato que tem muito a ver com a areia quente na praia e com as conchas que pisamos com os pés descalços. Os que gostam dos mercados guardam na memória a fartura das frutas ou marisco postas à venda.
  A serenidade, a melancolia e o ar húmido no Porto ou o asfalto ardente, os mercados dos peixes e os vendedores das laranjas em Albufeira – o que preferes? O mais importante é que cada pessoa pode, usando os seus sentidos, descobrir outras coisas, outras caraterísticas, outros milagres pequenos do quotidiano e, em consequência, outro país em Portugal. 
 Magda Grdeń

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa