Ricardo Reis através dos olhos de José Saramago



  Ricardo Reis é um dos heterónimos de Fernando Pessoa – um dos melhores poetas portugueses escreveu na época do modernismo e é comparável a Lu
ís de Camões em grandiosidade nas letras. Para além de poemas Pessoa escreveu também em prosa. Alguns anos depois outro excelente escritor português – José Saramago faz de Reis protagonista dum dos seus livros – “O ano da morte de Ricardo Reis”. Saramago cultivou muitos géneros literários, mas no mundo é conhecido geralmente pelos seus livros em prosa. No ano de 1998 foi o primeiro português a ser galardoado com o Nobel da Literatura.
   Segundo Fernando Pessoa, Ricardo Reis é apaixonado pela cultura antiga, é estoico e crente nos deuses antigos num país católico. Nasceu no Porto em 1887, foi educado num colégio de jesuítas e formou-se em medicina. Tambéfoi um escritor muito bom, no livro do Saramago Reis escreve, por exemplo, uma ode a Lidia. Quando a situação em Portugal estava menos segura Reis mudou-se para o Brasil porque era monárquico. Pessoa não nos informa o que se passa depois com Ricardo.
   Saramago no seu livro continua a história de Ricardo Reis no ano 1936 depois da morte do Fernando Pessoa pela qual Reis decide voltar a Portugal. Segundo Saramago, Reis é apresentado como uma pessoa indecisa – não sabe o que vai fazer em Lisboa, se está para sempre ou só para umas semanas. Mora num hotel onde conhece duas mulheres totalmente diferentes – Lidia que é limpadora e a Marcenda – uma jovem muito tímida com a mão paralisada. Ao mesmo tempo tem um romance com a Lidia e apaixona-se por Marcenda. Saramago revela-nos novas caraterísticas de Reis – é cobarde porque tem medo de acabar estas relações apesar de saber que faz mal e também tem vergonha por Lidia porque ela é de baixa classe social.
   Mas realmente neste livro o comportamento e a vida de Reis nãé o mais importante. Saramago através de Ricardo Reis quer apresentar-nos Lisboa e a situação em Portugal e em toda a Europa naquela época. Vemos tudo pelos olhos do Ricardo Reis e é uma visão triste e pessimista. No ano 1936 na Europa a situaçãera muito difícil, os ditadores detinham o poder, por exemplo Hitler, também em Portugal a posição do Salazar se tornou mais forte. Outro elemento importante é a descrição de Lisboa muito detalhada e tão real como se estivesse lá e visse Lisboa pelos meus próprios olhos. As ruas, edifícios, as pessoas, tudo é muito real e muito triste.
   Saramago introduz no seu livro também a personagem do Fernando Pessoa de uma maneira muito interessante. O poeta volta à Terra depois da sua morte e pode estar aqui durante nove meses, como na barriga da mãe, mas só Reis pode vê-lo. As conversas entre Reis e Pessoa são a fonte das informações sobre o caráter de Reis ou sobre a situação de Portugal e da Europa, porque Reis informa Pessoa o que as pessoas dizem e o que se escreve nas revistas.
    Na realidade o Ricardo Reis nãé o protagonista mais importante do livro do Saramago, só serve para apresentar os verdadeiros protagonistas – Portugal e Lisboa. Ricardo Reis é apresentado como um homem que quer viver no mundo ideal e belo, mas sabe que isto nãé possível porque a realidade que o cerca é obscura e desagradável. Por isso no final do livro Reis decide deixar este mundo e vai-se com Pessoa.
Paulina Szczygielska








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa