Polacos em Portugal

  Por que motivo os Polacos estão cada vez mais interessados pela língua portuguesa e pelas viagens a Portugal? É difícil responder a esta pergunta mas podemos dizer que nos últimos tempos os polacos com muito prazer visitam Portugal e às vezes decidem também ficar ali mais tempo. Segundo os dados do ano 2009 reunidos pela embaixada polaca, o número dos habitantes registados é de cerca de 1000 pessoas. A sociedade polaca vive geralmente em Lisboa, no Porto e em Faro. Há também famílias simples que vivem nas outras cidades. A maioria destas pessoas foram para Portugal nos últimos 16 anos. Algumas têm formação e trabalham nas instituições internacionais em Lisboa. Há muitos músicos, artistas, professores, médicos, arquitetos e informáticos. Para o norte normalmente vão os que querem obter o trabalho temporário nas plantações. As pessoas que vivem aqui mais que cinco anos não pensam em voltar para a Polónia e dizem que gostam da vida neste país. Cada ano há mais casamentos luso-polacos e as famílias jovens que vão com os filhos que têm menos que oito anos. As crianças frequentam as escolas portuguesas ou internacionais.Para que a aprendizagem deles seja mais fácil, no ano 2011 foi fundada a escola para as crianças bilingues “Borboleta”em Vila Nova de Gaia. Na Escola Secundária do Restelo em Lisboa também organizam as aulas para as crianças polacas. 
 Portugal é famoso também entre os estudantes de programa Erasmus. Normalmente escolhem a universidade em Lisboa mas as universidades em Coimbra, Porto e Faro também são populares. Podem-se encontrar nos foros muitas opiniões positivas sobre a estadia deles naquele país e naquelas universidades. O clima e as maravilhosas paisagens são as duas coisas que provocam o maior encanto entre eles. A maioria deles diz que se pudesse voltar a Portugal queria passar ali toda a sua vida ou pelo menos uns meses.  
 A Madeira é um lugar muito hospitaleiro para os polacos. O Marechal Józef Piłsudski per¬maneceu na Madeira entre De¬zembro de 1930 e março de 1931. Devido ao seu muito mau estado de saúde decidiu beneficiar do clima favorável e por isso escolheu este lugar para o repouso. Instalou-se na Quinta de Bettencourt, nos subúr¬bios do Funchal (capital da Região Autónoma da Madeira). Numa parede da casa onde viveu há um letreiro com a seguinte inscrição em polaco e português: ‘’Marechal Piłsudski viveu nesta casa XII.1930 – III.1931. EM HOMENAGEM AO PRIMEIRO MARECHAL DA POLÓNIA – COMPATRIOTAS’’. No centro da cidade na Rua António José de Almeida há um busto do Marechal. Outro toque polaco no Funchal é que atribuíram o nome de Józef Piłsudksi a uma rotunda no cruzamento das ruas do Caminho do Pilar e do Caminho do Esmeraldo. Nas outras cidades da Madeira podemos encontrar também os monumentos de João Paulo II e as ruas com o seu nome.  
 Paweł Kieszek é um futebolista polaco que desde 2007 até 2010 foi contratado pelo SC Braga. Joga atualmente no Futebol Clube do Porto. Conseguiu estrear-se neste clube no dia 11 de dezembro de 2010 durante a partida de Taça de Portugal com o Juventude de Évora.    
   Entre os dias 20-29 de abril de 2012 foram organizados ‘’Os Dias da Cultura polaca no Porto’’. Esta iniciativa abarcou os seguintes acontecimentos: o concerto de Leszek Możdzer pianista e compositor polaco, a exposição ‘’E ainda vejo os seus rostos ‘’- fotografias de judeus polacos e também um seminário sobre Wisława Szymborska, a poetisa polaca. Por fim, teve lugar a apresentação a versão portuguesa do livro polaco ‘’A locomotiva’’ de Julian Tuwim. Neste último acontecimento participaram igualmente não só alunos polacos mas também crianças de famílias luso-polacas.
Paulina Flasińska

Comentários

  1. ola, procuro uma associacao ou centro polaco em Lisboa. A minha esposa e polaca e moramos em Londres, pensamos em regressar a Portugal. o problema e a lingua, o encontrar trabalho para a Magda, que e formada em artes com mestrado em ensino de artes, obrigado

    ResponderEliminar
  2. Olá, meu nome é Rogério Piasecki. Sou Brasileiro descendente de polaco e vivo em Londres já há 14 anos. Vivi na Polônia por quase 10 anos também.
    Gostaria muito de ter contato com os Polacos e Associações de polacos aí em Portugal. Tenho planos de no futuro morar em Portugal. Já trabalhei e prestei serviços tanto no Consulado Geral da Polônia quanto à Comunidades de Polacos em Curitiba, Brasil.
    Um grande abraço a todos! Podem me responder tanto em português quanto em polaco. Z Góry Serdecznie Dziękuję! Pozdrawiam!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa