O que é a felicidade?

Se perguntar a cada pessoa o que significa a felicidade haveria inumeráveis respostas. Além disso seria difícil responder com uma palavra. O dinheiro, a família, o amor ou a saúde. Tudo é importante. Mas eu sempre pensei no que será a felicidade para as flores, os pássaros, os peixes ou para os árvores?
Se estas criaturas pensam, sentem ou têm sonhos? Não querem morrer, tentam sempre sobreviver então têm alguns desafios. Ou, se calhar, vivem só para viver, aproveitam cada momento e isso é a sua felicidade. Talvez a felicidade seja uma ideia criada pelo homem que na realidade é inexistente? Ou é a ideia que distingue a razão humana da razão dos animais? Eu não percebo como um peixe pode passar toda a sua vida num aquário nadando em círculos.
É difícil compreender o sentido da existência dessa criatura e é ainda mais difícil presumir o que é a felicidade para ela. Posso enumerar algumas coisas que para ele significam felicidade: comer, defecar, e talvez respirar. O homem nunca diria que isso é felicidade. Necessita mais, necessita o que mesmo criou, por exemplo o dinheiro, o carro, as viagens. Os animais nunca necessitaram disso. Fazem só o que criou Deus ou seja o que é feito pelos processos naturais. Há só uma coisa, a única necessidade que procuram tanto homens como os animais: a saúde. Também os animais procuram amigos. Não todos mas há espécies que podem viver só em grupo. E o homem também quer ter amigos mas há pessoas que preferem viver sozinhas. É difícil encontrar os desafios destas espécies de peixes que vivem no fundo do oceano mas talvez sejam mais evidentes e normais do que os dos homens. Mas não importa...

Maciej Durka
2º ano Estudos Portugueses

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa