Os Lusíadas...alegoria da vida



Para dizer a verdade, ultimamente eu não tenho lido muito. Tenho saudades dos tempos quando eu tinha muito tempo livre e até podia escolher o que ia ler ou ver. No entanto os tempos agora são distintos: eu não tenho o acesso à internet, mas o obstáculo mais grave é que eu tenho medo de perder tempo para ler em polaco, para não esquecer as línguas que estudo diariamente.
Felizmente que para eu não perder o contacto com a cultura temos as aulas de literatura que oferecem uma diversidade de livros, de autores, de histórias que temos de conhecer, mas também com as quais podemos simpatizar. Então, ultimamente eu descobri o Camões e os Lusíadas que acho que é uma obra muito mais interessante do que os estudantes podem pensar no início.
Eu acho que esta saga expressa os valores universais, porque fala dos sonhos e da firme vontade de vencer. É a história da gente que quis obter o que era inatingível e não hesitava em correr o risco. Parece-me que cada um tem o seu Cabo Bojador que lhe custa muito ultrapassar. Ou sente-se como se navegasse no mar tempestuoso. Também é possível encontrarmos na nossa vida o Gigante Adamastor que quer impedir que continuemos navegando. Ou o Velho do Restelo que tenta parar a nossa aventura já no ponto de partida.
Nesta obra eu encontrei a alegoria da vida que pode ser às vezes uma temerária empreitada. O mar de dificuldades e a instabilidade do destino parecem-me os temas bastante reais. Para mim, ler esta obra foi como redescobrir os ideais da luta, apanhar os sonhos dispersos no mar intranquilo. Foi mesmo uma aventura, não só um livro que foge da memória depois da aula.

Kamila Wiśniewska
3º ano de Filologia Ibérica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa