O conto da Mosca Muda sobre o Mordedor


- A Mosca Muda vai contar a sua história – decidiu a Aranha de Duas Cabeças e o resto dos bichos assentiram cheios de alegria. Poder sentir as feromonas da Mosca Muda, que, desde que entrou no grupo com a sua companheira Aranha, não disse nenhuma palavra, era uma tentação muito grande. O inseto moveu o seu probóscide num gesto de consentimento e soltou as primeiras palavras.
Era uma história dos tempos passados, quando ainda os monstros caminhavam pela terra e não havia Grandes Ninhos. Entre os seres racionais reinava a lei mais antiga de todas as leis antigas, presente ainda antes da velha Lei do Poder. A esquecida Lei da Morte.
- Uma família da minha espécie, eu não provenho dela, mas conheço outras moscas que sim, viajava pelo céu, como nós temos a costume e não seria nada de especial se não chegasse, seguramente por casualidade, até o fim do mundo. Não era o fim do mundo verdadeiro, afastado, vazio e sem nenhuma coisa para comer. Era um extremo mais próximo. Não tinha areia em baixo e vento em cima, todas as paredes eram frias, escorregadias e brilhantes. Era um sítio, onde o tempo não existia, estava sempre calor e luzia uma fila de compridos sóis azuis.
Mas o mais importante era que havia ali imensas quantidades de comida, carne da melhor qualidade. Não como a nossa, dos bichos, era carne dos monstros, vermelha, saborosa e seca. Montanhas, montanhas de carne dos monstros. As moscas decidiram que era um lugar perfeito para viver, assim puseram os ovos e começaram a comer.
A má verdade sobre este extremo do mundo conheceram depois, quando apareceu o Mordedor. O monstro era invisível para a sua vista e olfato, não produzia nenhum som e não tinha sombra. Contavam, que tinha tanta força que podia transformar uma mosca grande e gorda numa mancha de sangue e era o que fazia. Trazia a morte a qualquer uma que pousava só por um momentinho para descansar as suas asas. Não caçava para saciar a sua fome. Havia comida suficiente para todos, também para o monstro. Além disso deixava os cadáveres no sitio onde caiam. Rapidamente e com muito sangue espalhava-se a não-vida entre a jovem colónia das moscas.
Algumas delas conseguiram sobreviver à ira da besta e puseram-lhe um nome, o Mordedor, porque uma só dentada sobrava para cair morto. As que escaparam, contavam histórias incríveis. Segundo elas, o monstro mostrava o seu rosto um momento antes do ataque, e era da cor mais bela (amarela), e assobiava como uma carraça esfomeada, só que mais alto e forte, fazendo anunciar a sua chegada. No começo poucos acreditavam nas suas palavras. As outras moscas diziam que estavam loucas ou doentes, mas as histórias começaram a circular e repetir-se com tanta frequência que a história sobre o monstro Mordedor de um conto passou a ser uma Verdade; e vivia, como a Verdade, com a sua própria vida.
Um grupo procurava nele a figura da Primeira Serpente, que devorava o seu rabo. A Serpente que é o começo do mundo e o seu final ao mesmo tempo, a que cria e destrói tudo. Outras achavam, que por casualidade entraram no ninho do Demiurgo e a epidemia de não-vida era um castigo por comer a carne com que criava novos monstros semelhantes a ele. Mais perto da solução do enigma estava outra Verdade que descrevia o Mordedor como um predador, com desejo de caçar, como a aranha, mas que apreciava a astúcia das suas vítimas. Por isso, embora fosse invisível, mostrava o seu rosto e deixava fugir os que podiam fazê-lo.
Finalmente, a natureza do Mordedor deixou de ser tão importante. As moscas acostumaram-se a estar atentas o tempo todo e o seu número lentamente aumentava. Então começaram a ser mais insolentes e deixaram de temer o monstro. Algumas até apostavam qual delas fugia dos seus dentes durante mais tempo. Foi isto o que enfureceu a besta.
Isto aconteceu numa época, não se sabe se durante o dia ou a noite, porque naquelas terras não havia muita diferença entre elas. O monstro voltou a atacar. Era mais rápido, mais aferrado e matava cada mosca que podia alcançar com o seu olho da cor mais bela que  via tudo. O voo não ajudava na fuga porque a besta pulverizava um ácido que cheirava muito bem, doce e suculento, mas se colava às asas e forçava as moscas a aterrar. Num abrir e fechar de olhos as moscas jaziam uma ao lado de outra, mortas ou quase mortas, e só neste conto as corajosas Viajantes, que encontraram o Mordedor,  são mencionadas.

***

O M. era um novo empregado num talho. Gostava de facas e carne, por isso era um trabalho perfeito para ele. O único defeito eram as moscas omnipresentes, que todos para além dele pareciam ignorar. Apanhou um mata-moscas e um aromatizador de pêssego e depois de acabar com os bichos saiu para fumar um cigarro. Não sabia que a lembrança sobre ele ia durar muito mais do que ele mesmo e de uma forma que  não podia imaginar. 
(Inspirado na canção "Mosca na Sopa" de Raul Seixas)
Natalia Sławińska
1º ano de Mestrado em Espanhol


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa