“ É lembrança di nha infância... ”

          Queria contar-lhes a história dum concerto inesquecível que pude ouvir há anos atrás. No dia 5 de agosto de 2006, muitos fãs vieram ao festival Globaltica (1) organizado em Gdynia,  para ver uma famosa cantora cabo-verdiana, Cesária Évora. Embora fizesse muito frio aquela noite, não houve nenhum assento livre no auditório. Vestindo um sári violeta, Cesária Évora apareceu por fim no palco sem sapatos como o sinal da solidariedade com os pobres de Cabo Verde. Iniciou o show com a canção Isolada do seu primeiro álbum. A sua fabulosa voz misturou-se com os instrumentos. O resultado foi uma melodia de folk sentimental combinada com os ritmos afro-cubanos. Mesmo que o público não compreendesse o seu crioulo cabo-verdiano, foi capaz de imaginar a pura beleza tropical e a maravilhosa gente da sua pátria. Depois, suportada pela banda dos músicos excelentes, Évora cantou numerosas baladas do seu segundo álbum. As melodias melancólicas eram cheias de saudade e tristeza. Aquela mesma noite, uma cantora polaca teve a oportunidade de dar o concerto junto com “a diva dos pés descalços”: Dorota Miśkiewicz e Cesária Évora cantaram juntas Um Pincelada. No fim do concerto, cantando uma versão fabulosa de Bésame mucho, Cesária provou ser a rainha do género musical chamado a morna. A multidão começou a cantar junto com a diva. A atmosfera foi única. Quando Cesária desapareceu com a sua banda, todos quiseram conseguir  um autógrafo seu portanto a polícia teve de impedir que a multidão entrasse no palco. Eu consegui o seu autógrafo depois de ter corrido e apanhar Cesária Évora no seu carro que  parou devido a um engarrafamento na rua ;)
          Apresento-lhes algumas fotos para que sintam, pelo menos por um momento, a atmosfera extraordinária que cria, por uma parte, “a diva dos pés descalços” e, por outra parte, uma pessoa modesta e cordial.
          Nunca me vou esquecer do concerto, da sua voz e do dia que começou a minha aventura com a língua e cultura lusófona. Como Cesária Évora admite numa canção:
É lembrança di nha infância (...)
Mundo ta muda
ma nha estoria ta f'ca.

     Cesária Évora a dar autógrafos  
Foto: Magda Sędzimir-Dobrowolska, Gdynia, agosto 2006
                                          Foto: Magda Sędzimir-Dobrowolska, Gdynia, agosto 2006
                                                      Foto: Magda Sędzimir-Dobrowolska, Gdynia, agosto 2006
 Magda Sędzimir-Dobrowolska



 (1) GLOBALTICA World Cultures Festival é um acontecimento musical muito importante. O festival descobre os elementos e inspirações étnicas na cultura moderna. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa