NÃO É UM ESTEREÓTIPO TÃO FEIO COMO O PINTAM...


Os polacos sabem responder corretamente a 80% das perguntas sobre Portugal! O vinho, o clima mediterrânico e naturalmente Cristiano Ronaldo são quase os símbolos deste país para o polaco típico.
Esse é o resultado de um estudo realizado por mim recentemente num grupo numeroso de pessoas entre 18 e 50 anos, de profissões e gostos variados. Para recolher os dados foi utilizada uma pesquisa com as perguntas fechadas e abertas sobre a geografia, a política e a cultura de Portugal. Os entrevistados responderam corretamente a 80% das perguntas.
No que diz respeito às informações tais como a capital ou a bandeira de Portugal, os inquiridos não desiludiram. 100% conhece qual é a cidade mais importante e que cores compõem o símbolo representativo do país. No entanto, apenas metade tem  consciência de qual é o sistema político. Levanta-se a hipótese de que tal fato poderia ser explicado devido à falta de interesse dos polacos sobre as relações externas entre a sua pátria e outros países europeus.
O conhecimento sobre a geografia portuguesa é muito elevado também. Todos os entrevistados sabem que este país fica no sudoeste da Europa e  situa-se  na zona ocidental da Península Ibérica. Somente 70% sabe que as ilhas da Madeira e dos Açores pertencem a Portugal.
Quase todos os inquiridos orientam-se muito bem no futebol português. As representantes do sexo fraco, que nem sempre estão ao corrente do que se passa no mundo desportivo, associam-no com Cristiano Ronaldo. Outra categoria do conhecimento que obteve mais respostas corretas foi a música. É surpreendente que 93% dos entrevistados saibam que o fado é um estilo musical de origem portuguesa. Além disso, as bebidas alcoólicas portuguesas não são alheias às papilas gustativas dos polacos ou pelo menos ouviram falar nelas. Não é preciso apresentar o vinho do Porto a ninguém.
A sondagem prova que os polacos, hoje em dia, relacionam Portugal com o lugar quente, cheio de sol, com as praias onde se pode passar as férias deleitando-se com um copo dum vinho saboroso; um país que é estimado no mundo do futebol. Igualmente, os inquiridos lembram-se dos descobrimentos geográficos. Alguns reparam na música evocando uma banda musical −os Madredeus. 87% expressa o desejo de viajar para Portugal explicando que é o clima mediterrânico que os atrai, além disso, a sua cultura e as pessoas que lhes parecem interessantes.
O presente artigo teve como principal objetivo investigar a presença de possíveis estereótipos relacionados com a cultura estrangeira, neste caso portuguesa. A pesquisa mostra que o nível de conhecimento dos polacos sobre Portugal não é tão baixo como, de fato, se podia achar. A maioria dos entrevistados admite que o que sabe sobre Portugal é através da televisão, dos jornais e da Internet. Por isso é uma ótima ideia que se propague o conhecimento sobre Portugal.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa