Música e bola

Já que falamos em Euro vale a pena recordar algumas das músicas de apoio à seleção de Portugal. No Mundial de Maradona no México em 1986 foi o mítico José Estebes (uma das mais geniais criações de Herman José) com a canção “Vamos lá cambada”, que animaram a desastrosa e polémica participação de Portugal no torneio. A cambada não passou da fase de grupos e foi derrotada pela Polónia com um golo de Smolarek.

 Em 2004 o hino oficial da seleção foi “Força” de Nelly Furtado em versão bilíngue e sotaque açoriano-canadiano. A música entrou no ouvido de todos e chegámos à final, mas perdemos com a Grécia que até hoje não sabe como conseguiu ser campeã.

 Depois da tragédia grega veio o Mundial de 2006 na Alemanha e o anúncio da Galp que pedia menos Ais e um pouco Mais. Não fomos campeões mas estivemos perto. Fomos pela terceira vez eliminados pelos franceses (1984, 2000 e 2006).

 Em 2010 houve várias opções, sendo escolhido como tema oficial “I Gotta Feeling”, dos Black Eyed Peas. Mas como o que é nacional é bom , em protesto pela escolha de uma canção em inglês para apoiar a seleção de Portugal, surgiu no Facebook um movimento para promover Sete Voltas Prá Muralha Cair de Tiago Guillul. O vídeo é bom, a letra também mas não imagino um estádio a cantar aquilo.
 Para o Euro 2012 há candidatos a hino oficial  para todos os gostos:



 Por aqui na Polónia foi escolhida a girls band “Jarzębina”, e o seu mais recente sucesso “ Koko Euro spoko” para animar os estádios. Quem não tem cão caça com gato.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa