Bom cinema e mau cinema


Quando andava na escola secundária todos os alunos tinham de participar na MAF - academia de cinema. Todos os meses íamos ao cinema para ver um filme bom, não popular. Eu fui só uma vez e isto foi uma experiência tão aterradora que depois não fui ao cinema durante dois anos.
Quando o filme não tem muitos admiradores, não podemos dizer que é mau. É bom, difícil, que não compreendemos, porque somos estúpidos. Filme mau podemos considerar algum filme popular, porque é claro, que toda a gente quer ver as piores coisas e perder o tempo. Também há grandes êxitos de cinema, que ganham prémios e têm muitos admiradores. Por exemplo A Origem (Inception). Vi 30 minutos fiquei aborrecida e o meu irmão disse: "Isto é bom, vais perceber depois." Então, eu estou a ver um filme bom, mas ainda não sei isto. Faz sentido para mim.
O género de filme mais adorado e, ao mesmo tempo, mais odiado é o filme de terror. Para algumas pessoas é muito divertido, enquanto outras têm depois medo de sair do quarto à noite. A única coisa em que os realizadores deste género estão a pensar é o medo, o medo e o medo. Não veem nada mais e por isso criam as cenas assustadoras e ilógicas. A luz está acesa durante o dia e desligada à noite, quando os heróis esperam o monstro. Quando o monstro chega, fogem para o telhado. Além disso, os filmes de terror contemporâneos não têm a tendência para assustar, mas para ser repugnantes. Um saco de molho de tomate e alguns ossos de plástico não influem nas minhas emoções, mas faz-me lembrar o jantar, que não devia ter comido.
A comédia romântica é como o porquinho da Índia: não é porco, nem da Índia. Ver uma é como ver todas. Não há nada para contar: as mesmas personagens, o mesmo enredo, as mesmas piadas, ainda os mesmos detalhes e os mesmos atores. Nunca ficamos desiludidos com estes filmes, porque cada vez que vamos ao cinema ver uma comédia romântica, sabemos perfeitamente o que vamos ver. É o filme ideal para as pessoas que não gostam de surpresas e têm muito tempo para perder.
Há uma grande diferença entre a comédia da América do Norte e "a comédia norte-americana". O fundamento de boa piada é a conclusão surpreendente, imprevista. Sydney Pollack sabia isto perfeitamente e por isso Tootsie - que representa o cinema da América do Norte - é o segundo filme na lista dos filmes mais engraçados da história. Os realizadores das comédias norte-americanas querem ser mais imprevisíveis, por isso incluem na conclusão os elementos irreais. Assim, é claro que o espectador vai ficar surpreendido. Pela primeira vez e depois? Como as piadas que seguem o mesmo esquema podem provocar o riso por uma hora e meia? Para ser justo: o filme mais engraçado da história é Quanto mais Quente Melhor. Então, podemos ver que gostamos das piadas norte-americanas ou homens vestidos de mulher.
A Disney é o estúdio, que lança os melhores desenhos animados, que sempre mostram o mundo bonito e feliz. As crianças ainda têm tempo para saber que não é assim. Por isso a Disney muda um pouco os contos de fadas e as lendas. Na versão original de A Pequena Sereia o príncipe casou-se com a outra princesa. As irmãs da Pequena Sereia deram-lhe a faca para matar o príncipe, mas ela preferiu suicidar-se. As irmãs da Cinderela cortaram os dedos dos pés antes de experimentar o sapatinho. Pocahontas foi raptada pelos ingleses e morreu pouco depois de chegar a Londres. Por outro lado, a heroína chinesa Mulan não teve grandes problemas quando os outros soldados descobriram que ela era uma mulher. Foi a Disney quem quis matá-la por isso.
Eu escrevi no princípio, com ironia, que só os filmes maus atraem o público. Não tenho certeza se isto é sempre a ironia. The Room foi considerado um dos piores filmes já feitos, mas também é muito famoso porque lançar uma coisa tão má, tão ilógica, com os atores tão maus, com os diálogos tão estúpidos, sem uma única cena feita corretamente é a verdadeira arte, que precisa de muito talento. O realizador, guionista e ator foi Tommy Wiseau. É o homem mais feio que já vi. Não sei o género deste filme nem qual é o enredo, mas adoro vê-lo, é uma experiência sem igual.
Há muitos prémios, listas dos filmes melhores e dos piores, resenhas dos críticos reconhecidos, que servem para classificar o que vale a pena ver e o que não. Na verdade a única pessoa que tem o direito de decidir o que gosto de ver sou eu com o meu gosto estranho, mas isto não significa que é o mau gosto.

Małgorzata Stankiewicz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa