Erasmus em Lisboa

Os portugueses dizem que "quem nunca viu Lisboa, não viu coisa boa". Depois da minha estadia nesta cidade que durou dois meses, posso dizer que exatamente é verdade. Fui para Lisboa no final do mês de agosto com o programa Erasmus para fazer o estágio na biblioteca universitária da Universidade Católica. Não podia encontrar nenhum lugar melhor. As pessoas que conheci seguramente serão os meus amigos para toda a vida. Eles ajudavam-me tanto no trabalho como nas situações da vida, faziam excursões para mim, convidaram-me para as suas casas, tratavam-me como um membro de família. Quando foi preciso, durante todo dia explicavam-me a gramática portuguesa, outra vez falavam-me sobre a cultura e história de Portugal. 

O trabalho lá foi o que gostei mais. Como a nossa biblioteca recebe muitos livros polacos da Universidade Wyszynski em Varsóvia, comecei por traduzir os títulos destes livros, destacar palavras-chaves e descrever um pouco de que trata cada livro para as bibliotecárias puderem catalogá-los. Traduzi mais de 200 livros e até hoje colaboramos neste assunto. 

A segunda coisa que tive de fazer foi organizar uma exposição. No principio só sobre a literatura polaca, mas quando comecei a falar sobre o meu país, sobre a cultura, a história e especialmente a comida polaca:), os meus colegas ficaram tão interessados que decidiram adicionar também estes temas. Nesta forma, de uma exposição muito pequena construiu-se uma grande sob o título "Polónia e a sua cultura". Fazendo-a, colaborámos também com a embaixada da Polónia, que nos ofereceu outra exposição já pronta: "Ryszard Kapuściński: o poeta da reportagem". Ambas ficaram na biblioteca durante setembro e outubro. O trabalho deu-me muita alegria, vi que coisas sou capaz de fazer e - em primeiro lugar - pela primeira vez sentia tanto orgulho só por ser polaca entre os portugueses.



A minha estadia não constou só de trabalho. Aos fins-de-semana viajava, visitei Cascais, Cabo da Roca, Sintra, Tomar, Évora, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Santarém e Fátima. Apesar de tudo, de todas as cidades que visitei, acho que nenhuma é tão bonita como Lisboa. Agora sei qual é o segredo: a cidade é criada pelas pessoas, que são diferentes dos polacos. Têm outro sistema de valores. O mais importante para eles é a família e os amigos (se calhar também a comida...), ninguém nunca tem pressa, cada pessoa sorri sem motivo. Têm sempre tempo para um cafezinho e um pastel de nata. Não encontrei nenhuma pessoa que fosse desagradável comigo.



 "Ir de Erasmus ou não ir, eis a questão..." Escrevo tudo isto para as pessoas que têm dúvidas. Eu digo: IR. Não importa se vão para estagiar ou para estudar nalguma universidade, é uma experiência para toda a vida. Não é só conhecer pessoas e a cultura de outro país, não é só viajar, é também ganhar confiança em si mesmo (viajar sozinho para um país estrangeiro parecia-me horrível...) e nas suas possibilidades, é aperfeiçoamento das línguas e desenvolvimento. VALE A PENA.

Karina Piecyk
3ºano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa