Quando eu era criança

Quando era criança…
Dorota
queria ser negra e acreditava que podia transformar-me numa negra.
…dizia muitos palavrões.
…o meu brinquedo favorito era um globo.
cantava sempre nos autocarros para os outros passageiros. 
...achava que era adotada.
…queria ter um cão e por isso sabia todas as raças de cães. 
dormia no chão porque queria que os meus animais de peluche dormissem confortavelmente na cama.
embora não gostasse de  carne tinha de comer.
…organizava as apostas para outras crianças e recebia dinheiro delas.
apanhava gafanhotos, escondia-os em caixas de fósforos e via o meu pai abrindo-as.
Dagmara
…sempre gostei de brincar às escondidas com os meus amigos.
...lia muitos livros sobre animais.
...brincava com fósforos e uma vez incendiei a carpete.
...não gostava falar com a minha irmã mas agora falamos diariamente.
...era mais gorda e agora emagreci 17 quilos.
...adorava passar o meu tempo livre na casa da minha avó e bisavó.
...dormia com um pinguim de peluche que se chamava Pysio.
...gostava quando a minha mãe cantava uma canção de embalar para mim.
...fazia castelos de areia.
...morava com os meus pais e agora moro com a minha amiga.
Elina
…queria ser adulta e hoje eu percebo que não era uma boa ideia.
…achava que os brinquedos à noite são vivos.
…falava com a minha melhor amiga ao telefone quatro horas cada dia.
…passava todos os sábados com a minha prima por uma sorveteria onde faziam um sorvete de morango muito bom.
…economizava dinheiro porque queria que os meus pais me comprassem uma irmã.
…eu achava que se cortasse o cabelo da minha boneca ele cresceria de novo.
…achava e agora às vezes acho que a minha vida é o "Show de Truman".
…sempre tinha a certeza do que os atores morriam de verdade nos filmes.
…um dia eu lavei dez euros  com água e sabão porque estavam sujos.
…eu disse à minha melhor amiga que se ela comesse as sementes das frutas ia crescer uma árvore dentro da sua barriga.
Agata
…jogava futebol com os meus irmãos.
…brincava muito com as minhas bonecas.
…via o “Franklin” todos os dias.
…gostava de ajudar a minha mãe quando ela cozinhava.
…andava de bicicleta aos domingos.
…viajava com os meus avós para Nałęczów enquanto os meus irmãos mais velhos ia para a escola.
…ia de comboio para a praia todas as férias .
…andava na escola de dança e depois dançava muito em casa.
…queria ser professora de matemática e participava aos concursos desta disciplina.
…tinha medo de cães porque a minha bisavó contava as historias horríveis com estes animais.
Paulina
…andava muito de bicicleta.
…comia muitos doces e o que gostava mais eram gelados.
…tinha o cabelo muito liso e comprido e agora tenho encaracolado.
…tinha um gato que se chamava Bolek.
…tocava piano e agora toco guitarra.
…viajava muito com minha avó.
…jogava muito com o meu irmão.
…passava muito tempo com minha irmã e juntas víamos televisão.
…preferia  brincar com o meu irmão fora de casa.
…lia muitos livros bonitos.
Joanna C
…andava muito de patins em linha e agora também ando. 
…era muito magra, mais magra do que agora. Era a mais magra de minha turma.
…tinha muito medo de tratores e sempre fugia de eles quando ouvia algum. 
…cantava e dançava muito quando a minha família estava em casa e via tudo.
…brigava com o meu irmão e andava sempre atrás dele, mas ele não gostava.
…brincava com brinquedos que tinham forma de animais e eram os meus favoritos.
…parti a mão quando subia uma escada.
…ajudava muito os meus pais com o meu irmão.
…participava em muitos campeonatos desportivos com a minha escola e vencia muitas vezes.
…não gostava muito de comer verduras e agora as  são muito saborosas para mim.
Gabriela
…viajava de camioneta para a Bélgica com a minha mãe para passar tempo com o meu pai porque ele trabalhou em Antuérpia durante oito anos.
…jogava futebol com  o meu irmão e com os meus primos porque as meninas não queriam jogar comigo.
passava muito tempo na casa da minha avó que mora em Parczew e andava de patins em linha e brincava às escondidas com os meus amigos que viviam lá.
ajudava muito a minha mãe quando ela plantava as flores e tratava do jardim.
ia de carro com o meu pai e o meu irmão ao bosque para apanhar cogumelos mas não gostava de passar o tempo lá porque não gosto de aranhas.
andava de bicicleta com a minha prima pela ciclovias em Niemce.
tinha sempre de tratar do meu irmão porque é mais jovem do que eu.
gostava de passar o tempo no apartamento da minha tia em Varsóvia porque queria ver os animais no jardim zoológico.
…sempre que a minha mãe queria lavar o meu cabelo começava a chorar.
não tinha de comprar os doces quando fazia anos e levar para a escola mas isso não foi bom para mim.
Joanna B
…comia sempre flocos de chocolate com leite ao pequeno  almoço. 
…muitas vezes comia na cama e sujava a roupa da cama. 
…e estava bom tempo passava tempo no quintal onde brincava com as minhas primas.
…adorava balançar-me e também passava quase  todo o dia desse jeito. 
…gostava de ver os Estrumpfes que era o meu desenho animado preferido. Podia ver durante muitas horas.
…tinha medo da escuridão e portanto adormecia com a luz  acendida. 
também gostava de dormir com o meu gato e muitas vezes dormiamos juntos. …todos os  anos passava as férias na casa dos meus avós. Ai, brincava com a areia e água e fazia várias coisas desses produtos.
…ajudava sempre a minha mãe a fazer bolos para diferentes ocasiões. Trazia os ingredientes necessários e dava-os à minha mãe. Cozinhar era uma brincadeira interessante.
Yana
…era sonâmbula. Enquanto dormia, podia falar, comer doces, arrastar os sapatos altos da minha mãe ou tentar sair de casa.
a minha avó tinha coelhos. Eu adorava brincar com os coelhos e chorava sempre que a minha avó os matava para comer.
…era uma aluna excelente. Lia muito e queria escrever um livro sobre uma raposa e o seu raposinho.
…já gostava de música rock e sonhava ir a um concerto.
partia as cabeças às minhas bonecas...e às bonecas das minhas amigas também.
passava todas as férias na quinta dos meus avós. Gostava muito de folhear as velhas revistas de moda da minha avó.
ia frequentemente com o meu pai a Minsk. Íamos ao mercado grande e comprávamos frutos secos e biscoitos.
colecionava barras de chocolate e anotava quem me as dava.
queria ser costumeira e fazer vestidos bonitos.
…adorava ver a serie americana "Sobrenatural"...e agora também adoro ver.
Roksana
…gostava de comer pão com toucinho.
…passava as férias em Lublin com a minha avó no seu apartamento.
…não tinha medo de nada.
…montava a cavalo todos os dias e passava muito tempo no estábulo.
…brincava com os brinquedos que o meu pai tinha comprado quando trabalhava na  Alemanha.
…tinha cabelo curto como os rapazes.
…via a série que se chamava „Xena: A Princesa Guerreira” e queria ser como a  protagonista.
…não tinha piscina por isso tomava banho num grande barril.
…comprava e colecionava imagens de princesas e fadas.
…gostava de trabalhar porque assim tinha o meu próprio dinheiro e podia comprar o que queria.
Marta
…gostava muito do livro “As crianças de Bullerbyn” e lio várias vezes.
usava sempre rabo de cavalo ou trança feita pela minha mãe e não podia ter o cabelo solto para não despentear-me.
…brincava muito com os meus irmãos, especialmente com o meu irmão mais novo e também com o seu amigo. 
…inventava os jogos interessantes e divertidos para nós, por exemplo  fazíamos de conta que éramos viajantes e navegávamos para uma ilha.
…jogava à bola com rapazes porque gostava muito disso e as raparigas não tinham vontade de brincar assim.
...queria muito ter um cão mas não tínhamos espaço na nossa vivenda. Agora moramos noutro apartamento e temos um gato. Não temos cão por duas razões: ninguém quer sair  a passear de manhã e além disso achamos que os cães devem estar numa quinta com muito espaço onde se sentem mais confortáveis, não se atormentam e não sofrem tanto como num apartamento, até mesmo se saem para o ar livre três ou mais vezes por dia. Uma vez encontrei um pau especial e fingia que era um cão que andava com coleira e eu passeava com ele.
…gostava muito de jogar às escondidas e esconder-me com os meus amigos debaixo da ponte que estava um pouco longe do nosso prédio ou ir à loja e comprar gelados.
…tinha hamsteres e quando queria diverti-los construía-lhes túneis com tijolos e escondia dentro pedaços de queijo, frutas, sementes e outra comida.
...via uma série de desenhos animados que se chamava “El Cid” e tratava de um rapaz  que tinha diversas aventuras e depois para ser como ele eu fazia “os sapatos” de lenços que  atava com umas cordas.
…gostava de andar de trotinete mas eu não tinha a minha então pedia emprestada aos meus amigos.
…visitava a minha amiga que vivia debaixo para jogarmos juntas no computador. Eu  tinha o computador em casa mas também tinha o irmão mais velho e por isso não sempre podia jogar eu. A minha amiga era a filha única e além disso tinha muitos jogos para computador de que gostávamos.
Olga
Quando era a criança gostava muito de comer. Eu comia tudo o que preparava a minha mãe: sopas, carne, peixe. Comia também muitos doces, especialmente pirulitos e barras de chocolate. Contudo, era muito muito magra. No verão passava o tempo na casa dos meus avós. Andava frequentemente de bicicleta, saltava à corda e costumava também tomar conta de gatinhos pequenos com a minha avó. Além disso, via muitos desenhos animados, por exemplo: ''Os Estrumpfes'', ''Os Flintstones'' e o ''Franklin''. Gostava ouvir as canções para as crianças. A minha cantora preferida era Majka Jeżowska. Sempre que ouvia as cancões dela, cantava e dançava.
Magda
…brincava muito com as minhas amigas no jardim.
…andava frequentemente pelas árvores.
…queria ser uma pessoa adulta, ter algum trabalho e conseguir cozinhar.
…queria ser uma das cinco fadas da série ''Witch''.
…era viciada no livro ''Harry Potter'' e queria ser como Hermiona.
…gostava muito de comer doces, principalmente gelados e chocolate.
…detestava estudar e estar na escola.
…gostava de voltar a pé da escola com os meus melhores amigos.
…gostava de mudar a minha roupa muitas vezes durante do dia.
…adorava brincar com os meus gatos e cães.
Daniela
quase sempre eu tinha minha própria opinião sobre tudo, por exemplo eu gostava de vestir-me de outra maneira - as calças com uma saia ou toda vestida da mesmo cor.
…lia muito, cada semana um ou dois livros, normalmente das minhas séries favoritas. Depois de ler tanto eu tinha muita imaginação e fantasiava sempre e contava contos.
…o meu vizinho construiu umas escadas para mim na sua laranjeira. Eu adorava passar o meu tempo ali observando as aves e a minha rua. Todos os vizinhos me conheciam e eu com prazer ajudava com os seus animais porque eu queria ter o meu animal. Eu recolhia as cartas de meus vizinhos no meu armário porque me pediam. Eles não tinham o tempo para isto porque viajavam muito. Eram pintores e depois ensinaram-me a pintar.
…eu gostava imenso de colorir, pintar e modelar e fazer trabalhos manuais.
…fazia muitas outas coisas e acho que era uma das crianças mais felizes do mundo.
Kinga
…não podia nem dormir nem comer sem a minha ovelha de peluche com botões no lugar dos olhos.
…queria sempre vestir o traje de "super homem" para as festas no jardim da infância mas a minha mãe vestia-me com os vestidos coloridos.
…gostava de brincar com as minhas irmãs na lama depois da chuva.
...trepava por armários muito altos.
…brincava ao Harry Potter com os meus dois amigos, eu era Hermiona.
...comia muitas sandes só com manteiga e sal.
…juntava botões.
…escrevia e enviava cartas para mim.
…brincava com os brinquedos pequenos com muitos detalhes.
...gostava de andar no carro dos meus pais porque pensava o que íamos para uma viagem muito longe da nossa casa.
Jędrzej
…lutava com o meu irmão muitas vezes e sempre nos aleijávamos.
…jogava o “Mario Bros” horas a fio com os meus amigos.
…brincava com uma furadeira.
…fiz uma espada com uns pauzinhos e atacava todo o quintal.
…assobiava em casa e irritava os meus pais sempre.
…eu e o meu padrinho andávamos de trator pelo quintal dele.
...gostava de jogar voleibol e parti a mão duas vezes.
...os meus pais não me compravam “coca-cola”.
...inventava umas canções totalmente absurdas.
...ouvia os Beatles no meu walkman e cantava as canções deles mas só quando estava sozinho.

1º ano de Filologia Ibérica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa