Uma dominicana-ucraniana que mora na Polónia porque quer estudar espanhol e português

Caros leitores, neste artigo eu queria contar-lhes um pouco sobre mim. Eu sei que não há muitas pessoas que gostem de ler autobiografias de pessoas não famosas, mas eu penso que vocês (os leitores que têm a vida parecida à minha) vão ler e pensar em vocês próprios.
Chamo-me Elina Valentina Toyos Kozub. Sim, tenho dois nomes e dois sobrenomes, sobre isso vou falar-lhes um pouco mais tarde. Eu nasci a 3 de setembro de 1998 em Santo Domingo, que é a capital da República Dominicana. Sou estudante do 2º ano na universidade Maria Curie Skłodowska em Lublin, Polónia. O meu pai, Cotubanama Andres Toyos Grillo é espanhol e agora mora na Republica Dominicana, é professor de biofísica na universidade UNIREMHOS (Universidade Eugenio Mari de Hostos) e a minha mãe, Elina Anatolievna de Toyos mora na Ucrânia e é professora de bioquímica, mas agora ela trabalha como professora de espanhol e inglês com crianças pequenas. Tenho um irmão mais velho, Andres Anatolii, que vive na Polónia com a sua mulher Valentina que é moldava. Eles trabalham na IBM. Têm um filho de quatro anos e uma filha de nove meses. A minha família é internacional, se vocês se interessaram pelos nossos nomes pois a minha avó é Valentina, a mulher do meu irmão é Valentina e eu também sou Valentina, o meu avô é Anatolii e o meu irmão também é Anatolii, é um pouco divertido, mas em geral na República Dominicana há uma tradição que os filhas têm de ter o primeiro nome da mãe e o segundo da avó, e se é um filho, o primeiro nome é o do pai e o segundo é do avô, e sobre os sobrenomes, o primeiro é do pai e o segundo é da mãe. Espero que vocês tenham compreendido.
Eu nasci e morei na República Dominicana. No princípio durante três anos eu andei no jardim-de-infância, depois fui com a minha mãe para Ucrânia, Ialta, Crimeia, ali terminei o jardim da infância e fui para a escola primária, também aprendia piano na escola de música e dançava ballet, mas eu não terminei o 3º ano e voltei para a República Dominicana. Ali eu fui para a escola sem lembrar-me do espanhol, mais tudo correu muito bem, eu conheci muitas pessoas, o meu tio dava-me aulas de piano e eu passei a andar na escola de dança´´Alina Abreo´´. Não foi só ballet mas também jazz, hip-hop e flamenco. Fiz natação, eu gosto muito de água, mas tenho sempre medo de afogar-me. Participei em muitas competições e ganhei muitos prémios. 

Depois de quatro anos voltei para Ialta outra vez. Frequentei a mesma escola com os meus amigos, voltei para as danças mas já não fiz natação, porque não tinha tempo. Estudei até ao 10º ano e não terminei a escola secundária em Ialta porque houve um problema com a Rússia, eu penso que todos sabem do que estou a falar. Não quis ficar lá e por isso fui com a minha mãe para Poltava (é uma cidade no centro da Ucrânia). Outra escola, outros amigos, outra vida. Foi um pouco difícil porque já tinha de estudar numa escola ucraniana e tudo foi em ucraniano. Conclui o secundário e tinha de pensar em alguma universidade para continuar a estudar. Eu não quis esquecer a minha língua materna (espanhol) e pensei em estudar filologia. Gosto muito de estudar línguas diferentes, falo sete línguas: ucraniano, russo, polaco, espanhol, português, inglês e um pouco de francês. Decidi estudar filologia ibérica mas infelizmente na Ucrânia não há este curso e decidi estudar na Polónia. Agora estou aqui em Lublin, o meu irmão mora em Wroclaw, estamos a 8 horas de comboio, não é assim tão longe;) Como já disse, estudo na UMCS e tenho amigos muitos bons e professores estupendos aqui. Eu estou muito contente de ter tomado esta decisão, mas a verdade é que eu sou a mais nova de todos e somos como uma família pequena e eu gosto imenso disso.


Por agora isto é tudo. Eu espero que vocês não tenham tido uma vida tão complicada como eu. Mas não posso dizer que foi muito complicada, foi muito interessante, conheci tanta gente, culturas e tradições diferentes, gostei imenso disso. Não estou no meu país há 9 anos e tenho muitas saudades da minha família e dos meus amigos, mas agora eu tenho muitos amigos que são a minha família também. Eu percebi uma coisa, temos de viver o dia de hoje não sabemos o que nos acontecerá amanhã e temos de desfrutar cada segundo com a nossa família e amigos.
Elina Toyos
2º ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa