A magia do Natal


O Natal é o evento mais esperado do ano, mas quando uma pessoa se torna adulto, vê cada vez mais lados escuros e negativos. Ou é simplesmente o mundo e o comportamento de toda a gente que estão mudando constantemente.
Vamos começar pelo início. Quando acaba o Dia de Todos os Santos, desaparecem das lojas as lamparinas e são inundadas por uma onda de inúmeros brinquedos, decorações, bolas para árvores de Natal, luzes, renas e bonecos de neve. As pessoas compram tudo cada ano, como todas essas minúcias fossem descartáveis. Nas lojas há eternas filas até janeiro. Existe também a magia da canção "Last Christmas" dos Wham!. É como o nosso disco-polo polaco. Ninguém gosta, ninguém ouve, mas quando está na rádio a toda a hora, todos conhecem e todos cantam.
As casas estão muito limpas, como se as pessoas o fizessem uma vez por ano. Excluindo todos os desejos das crianças para os brinquedos que são prioridade no Natal e nas igrejas filas de pessoas que se confessam uma vez por ano porque "todos fazem e então eles também necessitam" passamos ao dia de Consoada.
Durante todo o dia, a mãe e a avó estão irritadas e zangadas por não terem tempo suficiente para cozinhar e preparar tudo. Também porque alguém comeu alguma coisa ou que ninguém ajuda. Há uma atmosfera nervosa. Mais tarde, quando vês que chegam as tias que não gostas, sentes vontade de fugir, mas tens de fingir ser simpático e amável porque é Natal e não é adequado discutir. Então sentas-te com um sorriso falso e evitas o contato visual. Enquanto todos comem uma grande quantidade de comida, surge uma série de perguntas incómodas e desagradáveis: o que é que se passa com o teu namorado? Quando é o teu casamento? Já é hora, para quê esperar?! Quando vais começar a trabalhar? Termina já esses estudos etc. Desta maneira passas toda a noite. Chega a meia-noite, tu e a tua família vão à missa. A cidade está cheia de gente jovem que planeia beber bebidas alcoólicas nos arbustos em vez de ir à igreja. Voltas para casa depois da uma da manhã, estás irritada e cansada. E amanhã será um dia igual a este. Boa sorte!
Em conclusão, vale a pena pensar qual é a essência do Natal hoje em dia. No primeiro lugar os presentes, depois a comida, as compras e as fofocas. Tudo isto não deve ser o mais importante. E onde está essa magia?   

Magdalena Ilczuk
1º ano de mestrado em Espanhol

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa