Lublin ou Lisboa – por que escolher?



Há muito tempo que pensava em criar esta publicação. Perguntava-me se fazia sentido comparar Lisboa bela, pitoresca e cheia de energia com Lublin. – Ora, até o provérbio diz que a galinha do vizinho é sempre mais gorda. De que forma Lublin pode ser melhor do que Lisboa? – pensava.
A capital de Portugal tem tudo: sol, praias e vinho excelente. Pelo contrário, Lublin tem chuva, piscinas (usualmente fechadas) e... bem, a nossa cerveja local não é tão ruim assim.
Decidi (pelo menos por um momento) livrar-me do meu hipercriticismo e admitir que ambas as cidades são encantadoras... e semelhantes às vezes. Lublin e Lisboa compartilham até o mesmo santo, isto é, Santo António de Lisboa (também conhecido como Santo António de Pádua). No dia 13 de junho é comemorado e ricamente celebrado em Lisboa. Em Lublin, podemos ''encontrá-lo'' à saída da Cidade Velha – ele observa-nos da Brama Krakowska.
 Se me perguntam quais são as outras semelhanças entre as duas cidades, respondo, ''há mais do que podem pensar!''. Então, por que escolher? Nós últimos meses, passeava por Lublin e não me separava de câmara – imortalizei tudo que me lembrou a capital de Portugal. Deixo-vos os efeitos e a nota final... A ver!




O Natal na Plac Litewski e na Praça do Comércio




As decorações de Natal embelezam ambas as cidades. (Da esquerda: Lublin, Lisboa)


Graças à arte de rua, até o beco mais aborrecido pode ficar colorido e interessante. (Da esquerda: Lublin, Lisboa)



As cores vibrantes dos edifícios atraem e incentivam os visitantes a explorar. (da esquerda: Lublin, Lisboa) 



Olhem para cima e verão fachadas lindas e ricamente decoradas que são uma marca de ambas as cidades. (Da esquerda: Lublin, Lisboa.)



Estas ruas estreitas e sinuosas esperam que vocês se percam! Até a calçada parece familiar... (Da esquerda: Lublin, Lisboa.) 



Ai, os miradouros! Embora a visão do Bystrzyca não seja tão espetacular como a do Tejo, Lublin parece bastante agradável, não é? (Da esquerda: Lublin, Lisboa) 



O graffiti em toda parte. (Da esquerda: Lublin, Lisboa)


Todas as fotografias de Lublin são da minha autoria. As de Lisboa foram “roubadas” aqui: www.lisbonmeplease.wordpress.com.

Aleksandra “Xana” Krzyżanek

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa