O futuro do dE-SPORTo


  Nos dias de hoje muitos jovens passam o tempo a jogar jogos eletrónicos, consequentemente, este modo de passar o tempo livre converte-se num desporto! Entre os jogos que são organizados campeonatos podemos encontrar: Counter Strike: Global Offensive (mais conhecida como CS:GO), Overwatch, League of Legends (LOL), World of Warcraft (WOW) ou Fifa. Os jogos nos telemóveis também são muito populares, por exemplo a empresa Supercell organiza campeonatos dos seus jogos: Clash Royale ou Clash of Clans. A sua nova produção Browl Stars, não tem nenhuma competição, mas o número de jogadores aumenta, por isso a Supercell vai organizar alguma competição.
O jogo mais popular no eSports é o Counter Strike: Global Offensive. É um jogo multiplayer onde se pode entrar na guerra contra terroristas. Neste jogo é muito importante o trabalho de equipa.

Os melhores no mundo em CS:GO são as equipas escandinavas como: Ninjas in Pyjamas ou FaZe Clan, mas podemos ver potencial nas equipas brasileiras e polacas. Os jogadores destas equipas ganham ou ultimamente tiveram grandes êxitos e estavam nas mais altas posições no ranking de CS:GO. A equipa mais popular onde jogam polacos que domina no mundo do eSport é a equipa russa VirtusPro mas nos últimos tempos podemos encontrar outra equipa, a Kinguin de Hong Kong, onde há jogadores da Polónia. Esta equipa que é dirigida por Taz- jogador polaco, é uma dos melhores do mundo do eSports.

  Agora vamos apresentar alguns dos mais importantes jogadores no eSport. O jogador de CS:GO mais importante do mundo é Piotr “Izak” Skowyrski que é o youtuber polaco relacionado com este jogo mais conhecido. Dantes ele trabalhava com a sua equipa em muitos eventos, por exemplo the GeForce Cup 2017. Izak também formou a sua equipa e-sport, a Izako Boars.
  Um dos jogadores polacos mais importantes é Janusz “Snax” Pogorzelski, jogava na Virtus.Pro, depois mudou-se para a equipa alemã Mouseesports, mas em dezembro de 2018 voltou para a Virtus.Pro. Esteve quatro vezes no ranking dos vinte melhores jogadores de CS:GO ocupando as posições: 4,4, 5 e 20 entre os anos: 2014-2017. 

Outro jogador polaco é Jarosław “pashaBiceps” Jarząbkowski, conhecido de Golden Five. Está na equipa Virtus.Pro, conhecido como uma equipa bem-sucedido no Counter-Strike. Pasha foi também muitas vezes distinguido pelas suas capacidades nos anos 2011, 2013 e 2014 e esteve nas posições 18, 19 e 3 no ranking dos jogadores de CS:GO.

 Mateusz “Toao” Zawistowski é o vencedor do projeto “GO GO CS:GO” que foi organizado para formar uma nova equipa polaca composta de jogadores jovens conhecidos. Ele está na iNETKOXTV que estava a começar no Twitch.tv. Wiktor “Taz” Wojtaz é um dos mais importantes jogadores polacos de CS:GO. Desde fevereiro de 2018 não joga na composição oficial, por isso outros equipas tiveram possibilidade de redimir-se. Atualmente joga no Kinguin, onde é chefe. A sua equipa anterior é a Virtus.Pro onde jogou mais de quatro anos. Em 2011 foi o 6º melhor jogador de CS:GO. 

Entre os jogadores brasileiros podemos encontrar Gabriel “FalleN” Toledo, que é jogador profissional de CS:GO. É o chefe da equipa MIBR (Made In BRasil). Ele foi escolhido para a personalidade mais influente no eSports brasileiro e também é o proprietário da organização GamesAcademy.

  Marcelo “Coldzera” Davis é outro jogador brasileiro profissional de CS:GO. Atualmente joga na MIBR. Nos anos anteriores teve muitos êxitos com a equipa alemã SK Gaming. Esteve muitas vezes entre os primeiros 20 jogadores de CS:GO e três vezes foi eleito o melhor jogador. Além disso foi distinguido como MVP (most valuable player) em muitos jogos com as suas equipas.
  Fernando “Fer” Alvarenga outro brasileiro que também faz parte da MIBR. Fer, que tem muitos problemas de saúde (porque não ouve de um ouvido e também tem muitos problemas de respiração) foi distinguido como MVP e em 2017 estava na 3ª posição e em 2016 na 15ª posição do ranking dos jogadores de CS:GO.
  O último jogador brasileiro que vamos a presentar é Lincoln “Fnx” Lau. É o proprietário da marca de têxteis Não Tem Como. Foi escolhido como um dos melhores jogadores de CS:GO em 2016.

Agora o mundo dos eSports não é tão popular mas está a desenvolver-se por isso nos próximos anos é de esperar que tenha cada vez mais adeptos. Os eSports são muito populares no mundo dos jogos eletrónicos não só por causa dos prémios por ganhar um torneio ou contratos que assinam os jogadores (a consultora Newzoo estima que em 2018 esta indústria gerou 772,9 milhões de euros) mas também porque os jogos são muito interessantes e imprevisíveis. Este desporto vai ganhando cada ano mais popularidade porque muitas pessoas querem viver no mundo dos jogos eletrónicos e muitos jovens acreditam que podem ser os jogadores profissionais. As equipas de eSports dão-lhes esta oportunidade. 

Karolina Fiedko e Katarzyna Szewczuk
1º ano de mestrado em Espanhol

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa