"Contos e outras histórias"


 

No passado dia 17 de abril foi apresentado o livro “Contos e outras histórias” através de uma videoconferência que reuniu participantes de três continentes. O livro é uma coletânea de contos selecionados entre os concorrentes das cinco edições do Concurso Literário organizado pelo CLP/Camões em Lublin. Este concurso dirigido a falantes não nativos de português contou com concorrentes de Espanha, Itália, Polónia, Roménia, Bielorrússia, China, Índia, Argentina, Uruguai, Cuba e México. De momento o livro foi lançado em versão eletrónica (disponível aqui) estando prevista uma edição em papel. 

Na apresentação estiveram presentes alguns membro do júri nomeadamente Dionísio Vila Maior (Universidade Aberta, Coimbra), Pedro Balaus Custódio (Escola Superior de Educação de Coimbra), Idálio Loureiro (docente do ensino secundário em Portugal) e Natalia Klidzio (UMCS, Lublin). De entre os autores que responderam positivamente ao convite tomaram a palavra Raúl Martín (Argentina), Annabela Garcia (Uruguai), Mònica López Bages (Espanha), Hono Miguel (Espanha), Cèlia Batlle (Espanha), Si Chen (China), Naveen Kumar Jha (Índia) e Anna Krupa (Polónia). Foi muito gratificante ver e ouvir pessoas de diferentes idades, nacionalidades e áreas profissionais a falar tão bem e a celebrar a língua portuguesa.

Merece ainda um especial destaque a presença de alguns representantes da comunidade portuguesa da cidade argentina de Comodoro Rivadavia que vieram homenagear um dos seus e que é um dos autores presentes no livro, Rául Martín. Esta comunidade mantém viva a chama da lusofonia através da Associação Portuguesa deComodoro Rivadavia e do Museu do Imigrante Português. Muito nos honrou a presença do Cônsul Honorário de Portugal nessa cidade, o Dr. José Maria Amado, que de forma comovente elogiou o seu amigo e o nosso trabalho.

Para finalizar queremos agradecer ainda ao Alexandre Cardoso responsável pela capa e paginação do livro e que é igualmente o criador de todo o grafismo e paginação da revista Água Vai.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa