Dominika Ziemnicka e Yami: O novo projeto luso-polaco

Este ano tivemos oportunidade de ver em Lublin o concerto de Yami, um dos artistas mais originais do mundo lusófono. Este multi-instrumentalista, produtor e compositor luso-angolano graças ao seu dom e exótica personalidade conseguiu cooperar com alguns dos mais famosos artistas de Portugal e do mundo como Dulce Pontes, Demis Roussos, Sara Tavares, Gil do Carmo, Ritinha Lobo ou Lura. 
Em 2012 nasceu a ideia do projeto "Ethnojazz Colours" que foi o resultado do encontro de duas personagens cênicas completamente diferentes: Dominika Ziemnicka - polaca extremamente apaixonada pela Itália e... Yami! Esta dissemelhança cultural, aparentemente grande, permitiu a amizade internacional entre estes dois artistas. A sua inata paixão pela música, abertura e recíproca vontade de conhecer as suas culturas e tradições musicais deu o início à cooperação artística e introdução das suas ideias e aspirações no primeiro disco da Dominika.
O seu debute fonográfico é um álbum cheio das emoções, baseado no nu jazz (o jazz misturado com outros géneros de música como o funk, soul music, electronic dance music e outras improvisações livres), mas também pode-se ouvir elementos de etno jazz que às vezes têm origens na música africana. Por um lado uns sons subtis, melodiosos, nostálgicos e refletivos, por outro ritmos animados e energéticos. Os artistas que acompanham Dominika enriquecem as suas canções com elementos tipicamente portugueses, tão característicos para o ambiente de Lisboa e o fado que se pode ouvir nas ruas estreitas de Alfama. Os tons do piano, acordeão, guitarra e seção rítmica foram combinados com a inimitável voz da Dominika que se destaca na expressão lírica e habilidades elaboradas durante o curso na Universidade Maria Curie-Skłodowska em Lublin e numerosos estágios feitos no estrangeiro. Apesar de extrair muito das outras culturas, na obra dela não faltam elementos polacos. Junta os géneros de música diferentes tanto como elementos de várias culturas, mas sabe fazê-lo da maneira original, sem artificialidade e excessiva sofisticação.
Para a cooperação no seu disco a vocalista convidou alguns dos artistas mais conhecidos de Portugal criando uma banda dotada nas excecionais habilidades compositivas e instrumentais, da qual fazem parte:
Yami (Fernando Araujo) - vocal, Ernesto Leite - piano, João Frade - acordeão, Thiago Oliveira - guitarra, André Silva - bateria, Thiago Santos - guitarra, Ruca Rebordã - percussão e também os convidados especiais: Sara Tavares, Mr. Berg, Marito Marques e Rhani Krija
 Apesar de ser tão jovem, Dominika já é uma artista apreciada, premiada em muitos concursos, dos quais a maior satisfação lhe deu o prémio na categoria "Best Artist 2012" no "Fara Music Festival" na Itália, que foi um impulso para começar a trabalhar no seu próprio álbum. Licenciada nos Estudos Italianos, antes amante da Itália, agora depois de passar duas semanas em Lisboa admite que descobriu a sua nova paixão. Diz que se apaixonou totalmente por Portugal, pelo seu ambiente e hospitalidade dos habitantes, pelas lindíssimas praias e,claro, pelos pasteis de nata. Impacientemente esperamos a finalização deste prometedor projeto e desejamos a Dominika boa sorte e tudo de bom!


Ewa Tomaszewska
3º ano Estudos Portugueses

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa