A minha aventura polaca



A minha aventura polaca começa nos primeiros dias de maio, havia greve de pilotos nessa semana em Portugal e a ansiedade tomava-me por completo. Na verdade, nem sabia se conseguiria embarcar. Por dois meses ia estar com estudantes da UMCS e do CLP Camões em Lublin, portanto a responsabilidade era grande.
Para esta viagem, levava trinta quilos de bagagem. Tudo o que, por vezes, necessitamos (ou não). No comboio para Lublin, tive a minha primeira aventura polaca: carregar uma mala de vinte e três kg e pô-la num suporte especifico para as bagagens a quase dois metros do chão. Depois de muito sacrifício e tentativas em vão, dois amáveis rapazes perceberam a minha aflição e ajudaram-me. A partir daí, pensei: esta será uma grande aventura, sem duvida!
Sem saber, a minha cabeça hispano-luso-brasileira estava a conviver também com o polaco, um idioma novo e completamente desconhecido para mim. Pôr a máquina de lavar roupa (em polaco), comprar os produtos no supermercado (em polaco), apanhar um autocarro (paragens em polaco), pedir informação (em polaco), fez com que aprendesse algumas palavras e frases do quotidiano. No entanto, por vezes, a língua inglesa teve de ser "resgatada do baú" e empregue porque os meus conhecimentos linguísticos eram limitados. Algumas dessas aventuras inusitadas foram partilhadas com os estudantes e demos boas risadas.
No que diz respeito às aulas, foi uma experiência valiosíssima, não tem preço. Tentei transmitir e também ensinar aspetos que julgo interessantes e, ao mesmo tempo, pertinentes para um estudante de Estudos Portugueses, ou seja, mostrei a cultura, a língua e a minha paixão, a literatura. Desse modo, espero bem as minhas aulas que tenham sido proveitosas.
Agora está a finalizar a minha aventura polaca. Passou tão rápido, parece que foi ontem que cheguei, receosa e expetante. Resta-me uma vez mais, agradecer a oportunidade e a compreensão de todos. Vai custar-me imenso deixar o hábito de estar na universidade antes das nove da manhã, mas a vida é assim. Apenas deixo-vos um conselho: continuem a gostar e interessar-se pela língua portuguesa, pois é lindíssima.
Um abraço da "aventureira" Ana Coelho
Estagiária da Universidade Aberta de Lisboa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa