Estar fit está na moda


 As pessoas dividem-se em dois grupos: os que comem só ‘alface’ e não conseguem emagrecer e os, afortunados, que comem o que querem e nunca ficam gordos. Que injustiça! Com certeza, pertenço aos primeiros, menos felizes. Estou segura que todos já conhecem o termo fit. Na pior das hipóteses, pelo menos, ouviram algo sobre este fenómeno. Estar fit, sem dúvida, está na moda. Silhueta fit, casal fit, dieta fit, fit selfie (feitas sempre antes e depois do treino), amigos fit, até calças fit, tudo isto está à mão. Mas o que na verdade, hoje em dia, significa a vida sã e como nos tentam enganar?
 A própria filosofia da vida fit não é tão má. Há poucas pessoas que não tenham o passe para o ginásio, não façam nenhum exercício ou não treinem com as senhoras como Mel B, Chodakowska ou Lewandowska em frente do seu computador portátil. Exercício diário é imprescindível para estar em forma, mas quanto à dieta, aqui começam os problemas graves. Nas prateleiras só produtos fit: barras fit, caramelos fit, chocolate fit, batatas fritas fit, maionese fit, tudo cheio de açúcar, óleo de palma e soja. Outros produtos também surpreendem com o conteúdo. Atualmente, o próprio leite tem alguns complementos adicionais e o que parece ser natural, na verdade só está a fingir.
 Já passaram os tempos quando o leite vinha direitamente “da vaquinha”, os ovos da nossa vizinha e a carne da quinta que estava ao alcance da nossa vista. Naqueles tempos o açúcar era um luxo e a celulite só uma doença das pessoas obesas. Agora, até as crianças têm.
 Então, a moda, neste caso, tem alguns aspetos positivos porque tem como o seu objetivo a propagação dos bons hábitos alimentares. Além disso, algumas pessoas tentam enriquecer ao enganar os seguidores da moda cujo objetivo é, simplesmente, estar na moda. O mais importante é (não é nada novo) a combinação duma alimentação razoável com o exercício físico, e naturalmente, manter um bom senso. Por isso agora mesmo vou às aulas de zumba…

Emilia Wróbel
1º ano de mestrado em espanhol

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa