Aprendendo na Polônia

No fim de setembro, Matheus Bassi, Marjorie Bock e Daniella Koslowski embarcaram rumo à Lublin, na Polônia, para um semestre de aprendizados.
Após muitas escalas de voos, ônibus e táxis, Marjorie Bock, Matheus Bassi e Daniella Koslowski, alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, chegaram ao destino, Lublin, na Polônia, a 170 quilômetros da capital Varsóvia. Eles estão estudando graças a uma parceria assinada entre a Unijuí e a Universidade Marie Curie Sklodowska (UMCS). O trio iniciou os estudos lá em outubro, quando começa o primeiro semestre acadêmico. Na Polônia, as aulas seguem de outubro até fevereiro, com o início das férias de verão em março. Marjorie e Matheus ficarão até o final do primeiro semestre, e Daniella permanecerá até julho, quando finaliza os dois semestres. Segundo Marjorie, a melhor parte do intercâmbio é o misto de culturas com que começou a conviver.
“Além do enriquecimento profissional, a partir das aulas, é visível perceber o quanto cresci como pessoa nesses últimos tempos. Conheci pessoas da Turquia, França, Espanha e da Eslováquia, que compartilham parte da sua cultura comigo todos os dias”. Lá as aulas são ministradas em inglês por professores poloneses. São ofertadas aulas de diferentes ramos profissionais, pois os cronogramas das aulas são diferentes. Eles participam de aulas não só do curso de Jornalismo, mas também de Ciências Políticas e Relações Internacionais, que são áreas mais abrangentes e também interessam. 

“Lublin é uma cidade encantadora”, diz Marjorie. A maior cidade do leste polonês tem uma população de 400 mil habitantes e os recebeu com os encantos do outono. A Universidade Marie Curie Sklodowska é a quinta universidade fundada no país e leva o nome em honra à primeira mulher vencedora do prêmio Nobel da Polônia, e também a única a ganhar o prêmio duas vezes, Marie Curie-Sklodowska. A cientista polonesa, que tinha naturalização francesa, conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. O trio está compartilhando a viagem no canal do Youtube Way 2 Go, onde postam vídeos contando sobre todo o processo de ida e diversos vídeos sobre a rotina em Lublin.

Cláudia de Almeida
Jornal da Manhã/Stampa
Ijuí-RS, Brasil 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa