A ”Siesta” do Marcin Kydryński


Cada pessoa gosta de descansar. Uma característica dos países do sul é a sesta que é um descanso depois do almoço. Ali está tanto calor que não é possível fazer nada e por isso as pessoas dormem durante o dia. Eu quero falar sobre outra sesta na Polónia que é a “Siesta” do Marcin Kydryński. É um programa da Polskie Radio Trójka (Rádio Polaca III) que podemos ouvir aos domingos entre as três e as cinco horas da tarde, que são horas da sesta nos países do sul. Na Polónia normalmente também a esta hora estamos depois do almoço mas não temos o costume de dormir, então descansamos ouvindo a “Siesta”.
Às três da tarde começa a “Siesta” e graças a ela podemos aproximar-nos da cultura de Portugal, Espanha e de outros países lusófonos e latino-americanos. Durante duas horas ouvimos entre outras músicas fado (que é muito característica para Portugal), latina ou outra, por exemplo africana, mas também música de todo o mundo. Podemos conhecer muitos músicos que na Polónia não são tão famosos e normalmente não passam essas canções na rádio polaca.
Marcin Kydryński , o autor deste programa desde 2001, é jornalista músico, fotógrafo, compositor, autor dos textos, produtor e um apaixonado pela cultura lusófona e gosta de viajar. Desde há muitos anos ele promove a música lusófona, escreveu uns livros sobre Lisboa e a África (onde passou muitos anos). Em setembro de 2008 foi distinguido com o grau de Oficial da Ordem do Mérito pelo presidente de Portugal e também em 2014 recebeu o prémio cultural da cidade de Gdańsk.
Para além do programa na rádio, anualmente é organizado o “Siesta Festival” do qual Marcin Kydryński é o diretor artístico. Desde 2011, em abril podemos ouvir ao vivo muitos músicos, também de Portugal, ou Brasil e de África. Tivemos a oportunidade de ver na Polónia nomes famosos como Mariza, Sara Tavares, Lura e muitos mais. Todos os concertos têm lugar na Filarmónica Bałtycka em Gdańsk.
Também se queremos ouvir o “Siesta” diariamente em casa, temos esta possibilidade porque já há 12 álbuns com esta música. Alguns foram disco de platina na Polónia.
Para mim, o “Siesta” é muito importante porque há muitos anos que ouço este programa. Graças ao Marcin Kydryński estou interessada pela música portuguesa e africana. Quando ouço o conhecido jingle “Siesta them”(é o principio deste programa e dos álbuns), sinto alegria e tranquilidade. Também gosto que vejo que Kydryński tem o amor para o que faz e todas as canções são escolhidas com cuidado e acompanhadas de uma história que permite conhecer os músicos ou a cultura.

Agata Sędzielewska
2º ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa