Lublin é fixe!!!


Cada cidade é diferente e cada uma tem o seu charme específico que não se pode comparar com nenhuma outra coisa. A história, arquitetura, gastronomia, cultura e a gente são os elementos fundamentais que formam o ambiente característico de cada lugar. Lisboa tem os seus pastéis de Belém, fado, cafés, azulejos ou o famoso elétrico amarelo 28 de Lisboa mas quais são os atributos especiais de Lublin?
Situada no leste do país é certamente um ponto no mapa da Polónia que vale a pena visitar. Lublin é conhecida, tal como Roma, como a cidade das 7 colinas. É muito curioso porque o mesmo se diz sobre Lisboa que, segundo uma lenda, foi fundada numa povoação rodeada de sete colinas.
Vás aonde fores, convencer-te-ás que é verdade. Uma das colinas mais interessantes em Lublin é por exemplo aquela onde se encontra o castelo – o edifício mais famoso e o símbolo da cidade. Além disso, convém mencionar outra colina que se chama Czwartek (quinta-feira). Diz-se que é o lugar mais antigo da cidade onde tudo começou. Investigações arqueológicas mostram que este lugar já era habitado no século VI.
Qualquer pessoa observará rapidamente que um elemento inseparável da sociedade local são os alunos. Lublin é também chamada de cidade dos estudantes (em particular trata-se dos estudantes universitários) e não há nada errado nesta frase. Tendo em consideração os habitantes, o número dos jovens que realizam os seus estudos aqui é impressionante. As cinco universidades atraem não só as pessoas de diversas partes da Polónia mas também muitos estrangeiros. Portanto, é possível ouvir cada vez mais outros idiomas nas ruas o que só confirma a multiculturalidade. Ademais, no último ano Lublin encontrou-se na lista das dez melhores cidades para estudar na Europa (segundo www.collegemagazine.com) e foi a única cidade polaca neste ranking.
Quando se fala sobre Lublin é obrigatório mencionar o cebularz, uma especialidade regional que se destaca na culinária da nossa cidade. É um tipo de pão coberto de cebola, ingrediente crucial. Tem uma forma redonda, semelhante à pizza e é feito de farinha de trigo. Mesmo que pareça bastante inocente, é um dos 37 produtos protegidos pela União Europeia, além disso em 2007 foi inscrito na lista dos produtos tradicionais. O cebularz descende da gastronomia judaica. Os judeus que moravam em Lublin foram os primeiros que começaram a cozê-lo no forno no século XIX e disseminaram-no pelos arredores. Não é difícil comprá-lo porque se encontra em cada padaria. Por isso, se planearem uma viagem a Lublin, não se esqueçam de degustá-lo!
Sem sombra de dúvida Lublin tem muito para oferecer quanto à cultura. No verão Lublin torna-se a capital dos festivais, concertos e diversos eventos culturais. Na minha opinião os mais interessantes são três: „Carnaval Sztukmistrzów”, „Noc Kultury” e „Jarmark Jagielloński”.
Durante a Noite da Cultura é possível entrar gratuitamente em muitas instituições culturais e assistir a eventos preparados especialmente para esta ocasião. Cada ano os organizadores surpreendam o público com as ideias originais. É uma noite especial, cheia de cores, decorações, ruas adornadas e muitas atrações. Tudo parece como se fosse a cena de um filme. Similarmente funciona o Carnaval Sztukmistrzów durante o qual o centro histórico se transforma num palco para artistas de circo e teatro. O Jarmak Jagielloński é uma feira que constitui uma boa oportunidade para adquirir e admirar o artesanato e antiguidades com alma.
Estas são apenas algumas das coisas que Lublin oferece. A verdade é que esta cidade mantém muito mais segredos. Estão todos aqui para que um dia os descubras.


Agnieszka Rozwałka
3º ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa