CRUZAMENTO DE CULTURAS 2011

Em Varsóvia, nos dias 25 de setembro a 1 de outubro teve lugar o festival de  música-  Cruzamento de  Culturas 2011. A sétima edição enfatizou a natureza e o caráter multicultural do continente europeu.
Foram convidados vários artistas de vários recantos da Europa para participar em numerosos concertos. Portugal foi representado por Sara Tavares, uma cantora de origem cabo-verdiana (http://www.saratavares.com/) .
Sara Alexandra Lima Tavares nasceu no dia 1 de fevereiro de 1978 em Lisboa. Representa a nova geração dos cantores cabo-verdianos que começaram a existir depois do enorme sucesso de Cesária Évora. As canções de Sara são líricas, sensuais e cheias de motivos africanos (http://www.youtube.com/watch?v=1C9mWN8vKHQ). Falam de amor- espiritual e interpessoal, são cercadas pelas reflexões filosóficas, que deveriam refletir, de acordo com as palavras de Tavares “a alma  ascendente”. A sua música está cheia de paixão e repleta de sons de guitarra de Cabo Verde, ritmos angolanos e vocal português. O concerto de Sara Tavares foi realizado no dia 30 de setembro.
Nesse mesmo dia, da série “Música no Documento” foram mostrados  vídeos de e sobre Portugal. O primeiro deles “Fado vadio” de Johannes Slaattelid falou do fado- a música tradicional portuguesa. O filme revelou a subcultura do fado, mostrando qual foi a função deste estilo musical para aqueles que viviam o fado.
A segunda proposta “Lusofonia a (r)evolução” da Red Bull Academy (http://www.youtube.com/watch?v=h9hyOBypsBw) foi um documentário que mostrou o panorama musical atual de Lisboa, mas também a história da música em Portugal desde os tempos coloniais. A grande mistura de culturas que hoje é Lisboa sublinha os géneros como: samba, morna, marrabenta e fado. O festival reuniu multidões de pessoas. Esperamos que no próximo ano também seja possível apreciar de novo artistas das raízes portuguesas.

Joanna  Śliwińska

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa