Portugal como fonte de inspiração

Conheces aquela sensação depois de ver, ler ou ouvir alguma relacionamos com algo?  Por exemplo, o apelido Eiffel associamos sempre com a famosa torre, ao ouvir “Hannibal” a maioria das pessoas pensa no protagonista do filme “O Silêncio dos Inocentes” em vez de Aníbal, o general cartaginês; a letra “Z” é o símbolo do Zorro; a tulipa é uma flor que associamos à Holanda. Temos os símbolos fixos, estabelecidos pela sociedade e também as referências que adquirimos durante a nossa vida. Atualmente acontece-me algo parecido. Pelo menos assim eu tento explicar que não sou completamente anormal. 
Quando comecei a estudar filologia ibérica não sabia quase nada de Portugal. Não me orgulho disso, mas a verdade é essa. Depois de alguns meses sabia como enunciar o apelido do desafortunado Paulo Coelho, entendi que a comida dos portugueses é completamente diferente da espanhola e de que nesse país existe também outra música além do Fado. Agora, depois de quase dois anos com a língua portuguesa a situação mudou completamente porque relaciono demasiadas coisas com Portugal. Mas não só eu, muitas pessoas encontram inspirações nas obras dos autores estrangeiros. 
O melhor exemplo é a série dos livros sobre o famoso James Bond. O autor, Ian Fleming, escreveu a primeira parte “Casino Royale” depois de uma passagen pelo Estoril. Naquela época, circulavam nos arredores de Cascais muitos espiões. Ian Fleming fascinado pelo mundo da espionagem criou o personagem do James Bond, que conhecemos bem dos filmes baseados nos livros. O sexto filme da série “007 - Ao Serviço De Sua Majestade” foi filmado parcialmente em Cascais e no Guincho.
A autora de famosa série “Harry Potter”, J.K.Rowling viveu algum tempo em Portugal. Há muitas coisas nos seus livros inspiradas nesse país. Por exemplo as  similaridades entre Hogwart e a Universidade de Coimbra. As capas dos protagonistas do livro assemelham-se aos trajes dos verdadeiros estudantes.Além disso, alguém observou que as quatro  cores que designam a Universidade de Coimbra  e as suas faculdades de Direito, Medicina e Letras são as mesmas cores que representam as quatro casas da escola de magia e feitiçaria de  HogwartsO fundador de uma das casas na escola mágica chama-se Salazar Slytherin e o seu nome está inspirado no ditador do Estado Novo em Portugal, António de Oliveira Salazar. Quanto aos óculos de Harry Potter, suspeitosamente são semelhantes aos usados pelo Fernando Pessoa. A própria Rowling passava muito tempo no Café Majestic no Porto, trabalhando o primeiro livro da série.             Dois autores de conhecidas séries encontraram a inspiração em Portugal. Pensa no que tu podes encontrar lá!

Joanna Śledź
3º ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa