A biografia de Tempo Livre


Tempo Livre nasceu em Lublin, no dia 28 de abril de 1990. Foi desportista e músico amador, leitor de livros. O seu misterioso desaparecimento em 2009 é uma das maiores tragédias do século XXI.
INFÂNCIA
Tempo Livre nasceu em Lublin, onde passou toda a sua curta vida. Quando era criança, gostava de passar os dias e as noites ao ar livre brincando com os amigos. Aos quatro anos aprendeu a ler e a escrever, nesta época começou também a sua grande aventura com a literatura.  O ano 1996 foi um dos mais importantes na sua vida, foi quando entrou na escola primária. Adorava estudar e aprender as coisas novas. Segundo os seus colegas da turma: Tempo Livre conseguia sempre encontrar tempo para fazer alguma coisa interessante e incentivar os outros fazê-lo também.
Quando em 1998 recebeu uma bicicleta na sua Primeira Comunhão foi óbvio que ia levar uma vida ainda mais ativa. A partir deste momento começou a passar cada vez mais tempo viajando com os amigos pelos arredores da sua cidade. Dois anos mais tarde participou numa corrida de bicicletas para crianças e ganhou a competição.
Terminou a escola primária gozando de popularidade. Todos queriam ser amigos dele e apreciavam a sua fantástica habilidade de juntá-lo às obrigações. Cantava num coro, tocava guitarra, jogava ao ar livre com os colegas, lia livros, aprendia a cozinhar pratos facílimos com a sua mãe e praticava vários desportos. Além disso, colecionava moedas, selos postais e fazia construções de LEGO.
ADOLESCÊNCIA
Em 2003 a sua posição social começou a mudar. Nesta altura ainda conseguia sair com amigos, jogar ténis ou voltar a passar tempo sem pensar nas obrigações do dia seguinte. No entanto, os pais consideravam-no o amigo inapropriado para os seus filhos e tentavam subsisti-lo pelos outros amigos que se chamavam Obrigação, Ambição, Aprendizagem, Línguas Estrangeiras e Trabalho de Casa.
A sua situação piorou na escola secundária em 2006. Começou a cair no esquecimento, às vezes tornava-se inatingível. Já não era amigo de todos, dizia-se que os companheiros que lhe restavam não iam conseguir nada na sua vida, que deveriam trocá-lo pelo exigente e severo amigo Exame. Tentava assumir formas variadas desde simples música até aos desportos de risco, queria fazer amigos, a todo custo.
Em 2009, já não tinha amigos, mas todos tinham saudades dele, apreciaram-no e esperavam que algum dia voltasse. Não o estimavam quando estava com eles, porém sentiam uma falta depois do seu desaparecimento. Foi substituído pela Gramática, Cultura e Literatura Portuguesa e Espanhola, pelas maiores inimigas dele.
Nem atingiu a maturidade, a sua vida foi curta, mas há uns que dizem que voltará quando os tempos e o estilo da vida mudarem. Hoje em dia, alguns acham que o viram, especialmente na altura das férias, mas um pouco depois não se lembram como era. É geralmente considerado como Elvis Presley, que supostamente nunca morreu. Todos, tal como os portugueses esperam pelo D. Sebastião, acham que o Tempo Livre também voltará algum dia para salvar o povo.

Katarzyna Kuczyńska e Natalia Trzebuniak
1º ano de Mestrado em Português

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa