Campeonato do mundo de futebol Brasil 2014


Já começou o Campeonato do mundo de futebol 2014, um grande acontecimento para muitos brasileiros e todo o mundo, . Todos esperaram em suspense, não só por causa de futebol, mas também  por várias razões, tais como o desenvolvimento do turismo ou do mercado.  É óbvio que o futebol é muito importante para os brasileiros, então queria saber as impressões dos meus amigos brasileiros.  Há algum motivo para estar feliz ou triste? Deixem-me apresentar as opiniões do Jefferson Quesado (Fortaleza) e Fábio Sobral (Rio de Janeiro).

Quando a FIFA tomou a decisão de organizar a Copa no Brasil, as pessoas saíram para a rua e protestaram.  Lembre-nos por favor, porque foi assim e o que mudou até agora?
Jefferson Quesado: Quando a FIFA resolveu fazer a copa aqui, houve muita discussão. Então o governo (na época o presidente era o Lula) prometeu muitas coisas, muitas melhorias... Só que muitas não foram feitas, e as que foram feitas foram superfaturadas, atrasadas e de qualidade ruim.
Fábio Sobral: Não houve protestos na época, acho que ninguém se importou muito. Coletivamente nós somos meio alienados e despreocupados.  Não nos preocupamos realmente com nada até aos minutos finais, sempre esperando pelo melhor.  Além disso o cenário político mudou, as pessoas começam  a  preocupar-se  mais com qualidade de vida, do jeito que falam parece que de um dia para o outro surgiu corrupção, caos nas instituições públicas de saúde, educação e segurança, mas nada mudou.  Muitos acham que é descontentamento, que estamos de saco cheio, mas acho que somos passivos demais para estar apenas de saco cheio, acho que finalmente queremos mais e isso exige agir de alguma forma.

O que é que o governo fez para preparar a Copa? Os estádios estão prontos para receber todas as estrelas do mundo do futebol?
J. Q.: A parte dos estádios foi muito controversa, mas mais controversa ainda foram outras reformas e atitudes. O estádio Castelão, no Ceará (cidade de Fortaleza), foi um dos poucos a ficarem prontos na época e usando os recursos prometidos, a maioria dos outros estádios foram superfaturados demais, demoraram muito... Já vou dar os outros exemplos. No Maracanã, no Rio de Janeiro, foi algo à parte, mesmo custando mais do que o dobro do que o esperado! Mas houve um conjunto de fatores para Isso: Primeiro, era mais barato derrubar e fazer de novo, mas como era patrimônio histórico do Brasil, não se podia fazer isso, então eles tiveram de reformar tudo, mantendo apenas a base da construção. Alem disso eles privatizaram o estádio, que até hoje era patrimônio de uso exclusivo do governo. Em Brasília, no Distrito Federal, lugar onde não há tradição de futebol nem equipas o suficiente, foi feito um dos estádios mais caros de todos, custou um absurdo de caro. Além disso, o nome que gostariam de por no estádio era Mané Garrincha (foi um dos grandes jogadores de futebol do Brasil), porém a FIFA foi contra esse nome porque disse que os estrangeiros não iriam entender o nome do estádio.

Quais são as soluções nas questões da segurança e do mercado? Os brasileiros sentem alguma diferença entre os preços dos produtos e serviços, ou eles sobem apenas para os estrangeiros?
J.Q.: Na parte da mobilidade urbana, fizeram algumas obras em Fortaleza, melhoraria bastante, mas  de todas as obras, quase nenhuma foi concluída a tempo, sendo apenas a do entorno do estádio prometida de ser entregue até à copa (ainda não está pronta hoje).  Em segurança, foi feito muito investimento no sudeste, eles desmontaram diversos grupos de tráfico de drogas que eram donos do morro. Depois de desarticular esses grupos, nunca mais foram vistos bandidos com metralhadoras, lança mísseis, e rifles andando nas ruas das favelas. Porém surgiram grupos menores, menos numerosos e mais espalhados do que os anteriores. Eles são ainda mais violentos do que os anteriores, porém não possuem o mesmo armamento. O governo não está tomando atitude em relação a esses grupos, Também fizeram desapropriação violenta de casas de pessoas com poucas condições financeiras, sendo muitas expulsas de casa debaixo de tiro de borracha e bombas de gás, outras saíram das casas quando o trator já estava dentro da casa, derrubando tudo. Muitos policias e até forças de guerra (como o exército) estão de prontidão, inclusive há a promessa de eles ficarem nas cidades com os tanques de guerra para garantir segurança.  Os preços aumentam muito durante o mês de julho, mas aumentaram ainda mais com a promessa de vinda de estrangeiros, porém como os hotéis não lotaram, o preço não aumentou tanto quanto nos esperávamos.

Como acha, a Copa no Brasil é boa ocasião para promover o seu país? Por quê?
 J.Q. : A copa seria ótima para melhorar a imagem do Brasil, porém do jeito que foi feito tem muita propaganda para pouca realidade.
F. S.: Sim, acho importante porque ainda somos muito pouco conhecidos, dentro e fora do país. Os estrangeiros conhecem pouco além do eixo Rio-São Paulo, e os brasileiros conhecem pouco fora das suas cidades e estados. Sabe como brasileiro se irrita quando um estrangeiro acha que nós vivemos no meio da floresta? Aqui dentro, nós pensamos isso de nós mesmos em relação a outros lugares. Só ver na tv não serve de muita coisa, e para um país que se diz apaixonado por futebol talvez seja uma oportunidade de nós mesmos conhecermos mais o país. Por isso apesar de todos os problemas, acho importante um estádio no Amazonas por exemplo.  Sei que a Copa não é conhecida por deixar um legado invejável, mas acho que pode ser uma boa desculpa para olharmos melhor para o país como um todo e apresentar todo esse país pra fora, não apenas o sul-maravilha. Reconhecer mais do que temos por aqui pode ser bom para sabermos o que promover, não é? Afinal nem todo mundo se interessa apenas por praia, samba e futebol, e o país tem muito mais que isso.

Ouvi dizer que durante os acontecimentos tão grandes como este, criam as condições ótimas para desenvolver o turismo sexual e para aumentar o tráfico de droga. Qual é a sua opinião?
J.Q. : Fortaleza é um dos maiores pontos de turismo sexual, sempre aumenta durante esses eventos. Isso é uma questão de oferta e procura, há muita oferta aqui e muito turista vem cá com o propósito de se aproveitar disso. A ocasião faz o ladrão!
F.S.: Sem dúvida, já encontraram até droga embalada para a Copa com logo do evento e tudo! Isso não me deixa particularmente envergonhado do país ou coisa parecida, é o tipo de mercado em que eu francamente culpo mais o comprador do que o vendedor. Pessoas esfaqueadas por brigas banais, assaltantes porque não sabem viver de outra forma ou porque só sabem ser cruéis por terem crescido em ambiente assim, isso sim me envergonha. Mas sinceramente, nossas instituições públicas me envergonham mais do que tudo.

Mais uma perguntinha: Tem bilhete para um jogo ou vai assistir na televisão? Que jogos queria ver?
J.Q. : Assim, ainda tenho preferência pelo Brasil, mas Holanda e Espanha são ótimas equipas. Eu, pessoalmente não tenho dinheiro pra comprar os bilhetes, e também a burocracia para conseguir era grande. Talvez não acompanhe os jogos, estou de mal com o governo e sua violência contra os manifestantes.
F.S.: Não tenho preferência nenhuma.  Em geral, o torcedor de esporte costuma ser fanático, mas eu sou do tipo que gosta de um jogo bonito, seja lá quem estiver jogando. De qualquer forma futebol está longe de ser meu esporte preferido, mas uma partida bonita é sempre boa de assistir. Também não quero ir a um estádio, já fui mas sou do tipo que prefere uma tv com câmeras e detalhes.  Se eu tivesse de escolher entre alguns eventos ao vivo, preferia um concerto.


Agata Kowalczyk
2º ano de Estudos Portugueses

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa