Lama, suor e testosterona


- Amanhã temos jogo, vens? – pergunta o meu amigo jogador. Há muito tempo que me rio desta ideia. Eu como espetador de um jogo de futebol? Expliquemos, o futebol americano! Hum... Não creio.
- Mas estás a perguntar a sério? Sabes que não percebo nada desta modalidade, a minha presença lá não faz sentido – respondo. Na minha cabeça há só uma imagem específica: dezenas de homens suados com capacetes que colidem uns contra outros com a maior força possível. E para quê?
- Então vou explicar-te tudo! – o meu amigo ainda tem vontade de convencer-me. Por muito mais que tente, não vou entender nada e já sei que tudo isso é para nada mas finalmente aceito.
 Uma vez já vi um jogo e perdi três horas (!) a observar os homens que chocam com muita violência. Mas vou ter paciência e concentrar-me nas regras outra vez. A época dos jogos começa na primavera e dura quase até ao fim do verão. Muitas pessoas confundem o futebol americano com o rugby, mas isso é bem compreensível: o futebol americano surgiu de uma variação do rugby e ambos os desportos não são tão populares na Polónia como o futebol ou o voleibol, embora tenham os seus adeptos. Em Lublin temos uma equipa de futebol americano, os Tytani e uma de rugby , Budowlani. A equipa Tytani Lublin existe desde 2009 e joga na PLFA 1 (Liga Polaca de Futebol Americano 1) e o Budowlani Lublin na primeira liga polaca de rugby, a “ekstraliga”. Em geral o rugby é um desporto mais dinâmico, o futebol americano consiste mais em estratégias. Também os equipamentos são diferentes.
 O objetivo do futebol americano é num período fixo de tempo ganhar mais número de pontos que a equipa adversária. A bola pode ser transportada ao passá-la de mão em mão entre os jogadores. Os pontos são ganhos de várias maneiras, por exemplo, por mover a bola pela linha de ponto, por atirar a bola para o jogador que está atrás da linha - ou seja, na zona dos pontos ou chutar a bola para a baliza do adversário (o golo de campo). A equipa vencedora é aquela com mais pontos quando o tempo termina.
- É um jogo mais coletivo do que os outros, que nos une totalmente – diz o meu amigo. – É isso o que gosto mais do futebol americano. Não há faltas por infração individual.
Então consegui, já percebo um pouco mais apesar de que há muitas regras que dificultam o esclarecimento de todo o jogo. Mas três ou quatro horas de jogo...? Ai, meu Deus.
- Venho na segunda metade, pode ser? – vejo o nosso compromisso.
- Pode, pode – diz o meu amigo resignado.

Para acrescentar, em Portugal existe a Liga Portuguesa de Futebol Americano, mais nova e mais pequena do que a polaca. O primeiro jogo na Liga ocorreu em novembro de 2009 e é disputada entre dez equipas (entre elas uma galega) enquanto na liga polaca jogam 74 equipas em quatro categorias. E se queremos aprofundar o nosso conhecimento sobre os Tytani Lublin, é preciso dizer que fazem uma grande promoção do desporto visitando as escolas e hospitais em Lublin. Treinam três vezes por semana e têm também a sua equipa de juniores.


Aleksandra Guz
3º ano de Estudos Portugueses

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa