Dia de São Valentim?

Se alguém acredita no calendário, hoje estamos no dia 14 de Fevereiro. E o que é que destaca este dia do resto dos desagradáveis dias de inverno? É o dia de São Valentim, um pesadelo para os homens e a data adorada pelas mulheres.
As vitrinas estão cheias de diversas coisas de cor vermelha para mostrar às pessoas que não sabem de nada, que o vermelho é a cor do amor. Do outro lado do vidro sorriem-nos os ursos de peluche, rosas (obrigatoriamente vermelhas). E como é que eu me pude esquecer dos corações! Os corações de chocolate, de amêndoa, de papel, de ouro... este é o símbolo inextricavelmente ligado ao Dia dos Namorados.
E que é que fazem os namorados neste dia tão especial? Sem dúvida, as coisas indescritivelmente românticas. E assim, os namorados vão aos cinemas, aos parques, aos restaurantes e fazem todas estas coisas que (quando se pensa bem nisso) podem fazer todos os dias. Mas não fazem. É engraçado que as pessoas precisam de estabelecer uma festa para encontrar uma desculpa, um tempo, ou pior, uma vontade de mostrar, de expressar o afeto que sentem. Também me faz rir o peso que as mulheres atribuem à celebração deste dia. E que Deus tenha piedade do homem que se atrever a esquecer do dia de São Valentim ou dizer à sua namorada que não reconhece esta festa. Aquele homem pode contar com a falta de amor, pelo menos, até ao Dia das Mulheres.
E o que pensaria de tudo isto  o próprio São Valentim? Como o patrono, defensor de doenças graves como as doenças nervosas e a epilepsia, acho que o pobre são Valentim não diria muito.

Beata Zuzel
2º ano de Estudos Portugueses


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa