Chávena


Era uma vez uma chávena bonita. Era de cor champanhe, bastante alta, de porcelana, enfeitada com rosas vermelhas. Vivia num armário abarrotado de outras chávenas e pratos. Era a chávena mais bonita de todo o armário. E não só era linda, mas também inteligente. Gostava de ler etiquetas de café e o seu conteúdo. Mas a sua leitura favorita eram as instruções da cafeteira.
            Infelizmente, a nossa chávena não tinha amigos. As suas companheiras de apartamento odiavam-na porque invejavam-lhe a sua beleza. Os pratos não falavam com ela, porque as suas colegas proibiam-nos de o fazer. A chávena sentia-se muito sozinha, queria largar a sua vida. Começava a cair numa depressão quando um prato novo mudou-se para o armário. O prato, uma criatura vistosa, apaixonou-se pela chávena à primeira vista. E o seu amor foi mútuo. Mas ele não agradava só à chávena, outras já estavam a pensar em escolher o vestido de casamento. Uma vez, a chávena mais tonta e mentirosa, disse-lhe que tinha esperado por ele toda a sua vida. E começou a beijá-lo. O prato não queria ofender a nova colega e aceitou o seu beijo. A mentirosa celebrou a sua vitória mostrando às suas companheiras o seu dedo médio. A partir deste momento, jactava-se do seu noivado imaginário enquanto o prato não se interessava por ela. Ele tentava convidar a chávena para um café, mas a sua namorada suspeitava de algo e perseguia-o sempre. Uma tarde, depois do banho no lava-louças, a mentirosa empurrou a chávena, que caiu ao chão. A chávena coitada quebrou a sua orelha. O prato ficou muito nervoso, acusou a mentirosa de tentativa de assassinato e disse-lhe que nunca a amou.
            A mentirosa ficou tão destroçada que se atirou da beira do armário. O prato finalmente convidou a chávena para tomar café e mais tarde casaram-se. A chávena pariu duas colheres. Todos viveram muito felizes para sempre.

Magdalena Szczypta
2º ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa