FOTOGRAFIA - UMA ARTE?


O que é uma fotografia? Conforme ao dicionário ,,a fotografia é a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa". Para a maioria a fotografia do mesmo modo significa uma técnica de criação, mas há algum parte da população para quem é um meio de expressar todos os sentimentos e pensamentos. Esta arte permite exteriorizar a alma e o coração duma pessoa. O que é interessante, é que ninguém pode fazer a mesma fotografia que já foi feita.

         Mas do início... A fotografia tem o seu começo no século XV quando se formou o primeiro protótipo da câmara fotográfica nomeada "câmara obscura". No século XIX o fotógrafo Joseph Nicéphore Niépce fez a primeira fotografia e depois Louis Jacques Daguerre apresentou a sua primeira fotografia na Academia de Ciências francesa. Estes acontecimentos iniciaram a técnica que hoje em dia é chamada fotografia.
          Entre muitos, os meus fotógrafos preferidos e os quais vou apresentar são Zofia Rydet e Sebastião Salgado. Porque são nomeados "os maiores"? Porque como disse Susan Sontag no seu livro ,,Sobre a fotografia": ,,as fotografias são os fragmentos empunhados dos nossos momentos aflitivos" e para mim de forma mais verdadeira exprimem os seus sentimentos e abrem os seus corações. A fotografia significa uma entrada na relação entre o fotógrafo e um objeto que é fotografado. Ela pode garantir a imortalidade, a imortalidade das nossas recordações. A fotografia é também uma prova verdadeira da existência. Admitiremos quando vermos. Como as outras artes só podem ser as interpretações subjectivas, a fotografia mostrar o objeto como é na verdade e na realidade. Não muda nada no objeto demostrado. E como mostra o mundo real pode garantir segurança, um espaço seguro onde ficamos, porque mostra a verdade e nunca nos vai enganar.
         Os fotógrafos que eu referi têm nas suas obras algo que permite nomeá-los como "melhores entre os melhores". Quando vejo as fotografias sempre me pergunto qual é a mensagem que o autor queria transmitir?
          Zofia Rydet é uma das mais eminentes fotógrafas da Polónia. Na maioria deve o seu reconhecimento ao ,,Registo sociológico", sem dúvidas o mais notável projecto documentário na fotografia polaca do pós-guerra. Durante dez anos Rydet fez por volta de 30 000 fotografias (monocromáticas) - os retratos das pessoas na interior das suas casas de a toda Polónia. Nas fotografias observamos os interiores urbanos e rurais do século XX. As fotografias mostram "os manequins" verdadeiros, vestidos com as roupas quotidianas, e a câmara fotográfica era uma caixa mágica que parava o tempo. Rydet disse:  ,,O meu trabalho tem de gravar o que já muda(...), mostrar fielmente um homem com o seu espaço circundante quotidiano(...) que apresenta a psiquismo dele, que às vezes fala mais sobre ele do que ele fala sobre si mesmo."
          Outro grande fotógrafo é Sebastião Salgado. Fotógrafo brasileiro que é reconhecido pelos seus retratos. Ele concentra-se na pobreza da humanidade. O mundo que é eternizado nas suas fotografias é sujo e lúgubre e as pessoas que vivem neste mundo - tristes. As suas primeiras obras concernem a miséria na África. Alguns mostram também os trabalhadores na França, na Rússia ou na Ucrânia. Nas suas obras podemos encontrar as fotografias do estaleiro em Gdańsk na Polónia. Uma vez ele disse que a sua intenção é fixar os sintomas da actividade humana, relacionados com os trabalhos na maioria manuais, que no futuro se extinguirão. Salgado nos seu ciclos fotográficos alude os problemas da sociedade como as migrações ou os efeitos dos conflitos. As fotografias dele estão sempre  do lado dos fracos, feridos e aproveitados. Relacionam os riscos que a uniformização e a globalização traz.
          As fotografias constituem o aprisionamento da realidade, a realidade que às vezes é inacessível, às vezes resistente e às vezes desaparecida. Param o tempo e guardam o momento para sempre. Como disse Sontag: ,,a fotografia tem uma força, que supera outros modos de criar as imagens, porque à destinação delas não depende do criador", mostra sempre a realidade e o mundo real. 






Pamela Paradowska
3º ano de Estudos Portugueses

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa