Os homens são cada vez menos românticos… A culpa é nossa?

Se um homem nos faz um elogio, pensamos se estará certo. Isto não significa que somos tímidas ou que temos uma auto-estima baixa porque sabemos o nosso valor como mulheres e as nossas qualidades. Mas dá uma pista para meditarmos sobre os homens atuais. Porque queremos ser elogiadas mas, quando um homem nos faz um elogio, não o notamos? E porque rechaçamos os homens românticos?
A famosa frase: Já não há homens verdadeiros, passa a ser cada vez mais óbvia. Um homem verdadeiro - ideal - é, ao mesmo tempo, forte, inteligente, romântico, leal, capaz de resolver todas as situações problemáticas, elegante e parecido com o Brad Pitt. Na realidade, preencher estes requisitos é impossível para a maioria dos homens. Estes afortunados já não têm de preocupar-se e tomam uma postura passiva. O resto ou fica indiferente ou tenta ser romântico para satisfazer as numerosas necessidades da mulher moderna.
Já foi tempo onde a mulher podia ser apenas esposa ou mãe. Hoje em dia as mulheres são ou tentam ser cada vez mais independentes do homem. Além disso, na maioria dos casos, queremos ser autossuficientes e em todos os lados o provamos. Mas, às vezes, o nosso feminismo fica sem controlo. A imagem da mulher frágil já passou de moda e cada vez mais parecemos com um homem. Forte e corajoso. Durante os últimos anos mudámos as funções. Os homens parecem cada vez mais passivos porque são as mulheres que tomam conta do leme em vários momentos da vida. Cumprimos bem as obrigações do trabalho e ao mesmo tempo realizamos as tarefas domésticas e criamos as crianças. Tomamos altas posições no trabalho e executamos profissões antigamente destinadas exclusivamente aos homens. A mulher passa a ter um papel principal e não tem a intenção de sujeitar-se. O homem - é este que se tem de adaptar. Mas não corremos demasiados riscos com o nosso feminismo?
No que diz respeito às relações, quase todas as mulheres procuram um homem romântico, querem receber flores, presentes e ser adoradas pelos homens. Encontrar um homem ideal nestes tempos é um bico-de-obra. Mas quando o encontramos, estamos seguras, somos amadas e recebemos tudo, a magia passa. Porque quando temos demasiado não o apreciamos. Isto deve-se a uma constante necessidade de procurar o perigo e da luta pelo homem passivo que não podemos controlar. Por isto, não nos habituamos a gestos deste tipo.
Uma vez ouvi de uma amiga: Hoje um homem é romântico só quando te cede o lugar no autocarro ou te telefona primeiro depois dum encontro. Os homens românticos ou já se extinguiram ou estão a fingir. É possível que a atitude passiva dos homens nos tenha tornado tão críticas e cépticas? Já aceitámos a vida livre de açúcar. Preferimos a coca-cola light à normal, as mensagens em vez das cartas tradicionais, as brincadeiras no lugar de poemas românticos. Não é nada estranho que não somos capazes de engolir o romantismo verdadeiro.
Talvez o facto de que, atualmente, os homens não costumam elogiar-nos, conduz a que ficamos indiferentes a estes elogios. Em vez de, simplesmente, dizer obrigadinha, desnecessariamente, procuramos outro contexto. Já não nos entregamos aos cuidados de beleza para um homem, na melhor das hipóteses, cuidamo-nos para nós mesmas. Também perdemos a capacidade de elogiar os homens. 
Repelindo todos estes gestos amáveis estamos a perder algo muito importante. Sem o sentido de procurar ser amada e única nos olhos do homem não é possível lograr a plenitude da felicidade. Para isso é necessário encontrar um equilíbrio. Não se tem de desistir de um pouco de independência mas também não se deve esquecer que merecemos um pouco de doçura na vida.

Emilia Wróbel
1º ano de mestrado em espanhol

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa