Natalia Juśkiewicz – a "fadista" polaca

O fado não e o género popular só entre os portugueses – alguns polacos são também activos no palco do fado e... desenrascam-se bem!
Além dos entusiastas do fado temos também os artistas que tentam demonstrar o seu valor neste género musical, fascinados pela música tradicional de Portugal, realizam os seus próprios arranjos e ganham o reconhecimento no palco nativo e português.
Especialmente a violinista Natalia Juśkiewicz, nascida em Koszalin que agora reside em Portugal há vários anos. Mais conhecida entre os portugueses do que entre os polacos? Pode ser! O fado ainda não é o género muito popular na Polónia, apenas alguns são capazes de enumerar as fadistas mais populares e ainda existem muitas pessoas que não podem dizer nada sobre esta música. Graças ao sotaque polaco, isso pode mudar.
 A carreira da Natalia começou muito cedo. Aos sete anos ela começou a aprender violino que agora é a marca registada da sua música, com especialidade em violino clássico pela Academia de Poznan. O amor pelo fado não apareceria se a Natalia não se tivesse apaixonado. E isto é o sentimento excepcional e para toda a vida, o amor por Portugal.
Durante umas férias ela visitou Portugal e descobriu o país onde muito rapidamente decidiu  viver. A paixão pela cultura portuguesa permitiu a rápida aprendizagem da língua e a assimilação na sociedade portuguêsa. Isso mudou sua vida completamente e decidiu desenvolver a sua carreira musical em Portugal. Fazendo parte de inúmeras orquestras, entre outras a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra do Norte, ela viajou intensamente pelo país e adquiriu a experiência profissional.
Em pequenos restaurantes tradicionais entrou em contacto com o fado pela primeira vez. A música cheia de emoções e sentimentos  que Natalia decidiu  transferir para sua criação. Mas como fazê-lo sem o talento vocal? A violinista decidiu expressar todos os sentimentos do fado através do som do seu violino.
O seu projeto, longe do fado tradicional trouxe algo de novo para a música e trouxe o sucesso inesperado. As críticas entusiastas e o reconhecimento público permitiu o desenvolvimento de uma grande carreira - Natalia era o único estrangeiro na prestigiada antologia de fado ao lado de figuras famosas como Amália Rodrigues . Mas a violinista sublinha modestamente que o autor da antologia era muito corajoso, inserindo no seu livro um projeto tão distante do fado tradicional. O projeto resultou no álbum ,,Um violino no fado” que inclui versões para violino de fados tradicionais. Este não foi o fim do sucesso e reconhecimento em Portugal – recebeu entre outros o prestigioso prémio ,,A revelação em fado”. O sucesso é inegável, só me resta desejar à nossa compatriota reconhecimento tanto na Polónia como em Portugal.
                   
Paulina Mazur
3º ano de Filologia Românica

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