Natalia Juśkiewicz – a "fadista" polaca

O fado não e o género popular só entre os portugueses – alguns polacos são também activos no palco do fado e... desenrascam-se bem!
Além dos entusiastas do fado temos também os artistas que tentam demonstrar o seu valor neste género musical, fascinados pela música tradicional de Portugal, realizam os seus próprios arranjos e ganham o reconhecimento no palco nativo e português.
Especialmente a violinista Natalia Juśkiewicz, nascida em Koszalin que agora reside em Portugal há vários anos. Mais conhecida entre os portugueses do que entre os polacos? Pode ser! O fado ainda não é o género muito popular na Polónia, apenas alguns são capazes de enumerar as fadistas mais populares e ainda existem muitas pessoas que não podem dizer nada sobre esta música. Graças ao sotaque polaco, isso pode mudar.
 A carreira da Natalia começou muito cedo. Aos sete anos ela começou a aprender violino que agora é a marca registada da sua música, com especialidade em violino clássico pela Academia de Poznan. O amor pelo fado não apareceria se a Natalia não se tivesse apaixonado. E isto é o sentimento excepcional e para toda a vida, o amor por Portugal.
Durante umas férias ela visitou Portugal e descobriu o país onde muito rapidamente decidiu  viver. A paixão pela cultura portuguesa permitiu a rápida aprendizagem da língua e a assimilação na sociedade portuguêsa. Isso mudou sua vida completamente e decidiu desenvolver a sua carreira musical em Portugal. Fazendo parte de inúmeras orquestras, entre outras a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra do Norte, ela viajou intensamente pelo país e adquiriu a experiência profissional.
Em pequenos restaurantes tradicionais entrou em contacto com o fado pela primeira vez. A música cheia de emoções e sentimentos  que Natalia decidiu  transferir para sua criação. Mas como fazê-lo sem o talento vocal? A violinista decidiu expressar todos os sentimentos do fado através do som do seu violino.
O seu projeto, longe do fado tradicional trouxe algo de novo para a música e trouxe o sucesso inesperado. As críticas entusiastas e o reconhecimento público permitiu o desenvolvimento de uma grande carreira - Natalia era o único estrangeiro na prestigiada antologia de fado ao lado de figuras famosas como Amália Rodrigues . Mas a violinista sublinha modestamente que o autor da antologia era muito corajoso, inserindo no seu livro um projeto tão distante do fado tradicional. O projeto resultou no álbum ,,Um violino no fado” que inclui versões para violino de fados tradicionais. Este não foi o fim do sucesso e reconhecimento em Portugal – recebeu entre outros o prestigioso prémio ,,A revelação em fado”. O sucesso é inegável, só me resta desejar à nossa compatriota reconhecimento tanto na Polónia como em Portugal.
                   
Paulina Mazur
3º ano de Filologia Românica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa