Irmão
Imagina uma criança
pequena de quatro anos. Esta criança brinca com o seu ursinho de peluche e
chama-lhe o seu irmão. Esta criança não tem irmãos, mas quer muito ter um. Nove
anos depois já não é uma criança, já não
brinca com o seu ursinho de peluche e já não pensa em irmãos. Mas um dia
os pais dela dizem-lhe que vai ter um irmão. O mundo desta menina vai mudar
totalmente. Os pais já não vão preocupar-se tanto com ela como faziam antes.
Vai ter que dividir o seu quarto com ele e ajudar os seus pais em tudo...
Quem é o meu irmão?
É um menino de oito
anos, com olhos grandes e castanhos e uma cara sempre sorridente. É alto, forte
e maior do que as outras crianças da mesma idade. Gosta muito de ver os desenhos animados e
brincar com “legos”. Está fascinado por astronomia e dinossauros. Gosta muito de andar de bicicleta e nadar.
Mas nem sempre foi assim. O meu irmão é autista. Quando tinha dois anos não
sabia falar, comunicava-se só com os gestos, era muito nervoso, chorava e
gritava muito. Durante muito tempo não sabíamos o que se passava com ele.
Depois de muitas consultas com vários médicos, foi-lhe diagnosticado autismo, e
começaram a curá-lo. Agora o meu irmão está muito melhor. Frequenta uma escola
para meninos com necessidades especiais e na sua turma só há crianças com
autismo.
Quem é o meu irmão
para mim?
Sem dúvida, ele é a
pessoa que me ama mais no mundo. Nenhuma outra pessoa fica tão feliz quando eu
chego a casa e ninguém fica mais triste quando eu saio. Por causa do seu
autismo mostra mais amor do que as crianças normais, mas também necessita mais.
Quando estava na escola secundária passava muito tempo com o meu irmão. Ia busca-lo
e levava-o à sua escola , depois esperávamos juntos pelos nossos pais em casa.
O meu irmão ensinou-me a ser uma pessoa responsável, sensível, indulgente e
paciente. Não posso imaginar a minha vida sem ele porque é a pessoa mais
importante para mim.
Aleksandra Moskal
2º ano de Filologia
Ibérica
NR: O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo é celebrado a 2 de abril
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