Mãe


A minha mãe chama-se Halina, tem 41 anos e é a mulher mais bonita no mundo. É uma cabeleireira muito famosa na minha cidade porque é a única mulher que corta cabelo só dos homens. É de uma aldeia pequena, tem três irmãs e dois irmãos. Para toda gente mãe é uma pessoa excepcional mas entre nós há uma relação muito forte desde o meu nascimento.  Durante três anos a minha mãe criou-me sozinha.  Sempre me disse que a coisa mais importante na minha vida é a independência. E que estudar é importante e que devo realizar todos os meus sonhos e paixões. Para mim ela é o modelo desta independência. Mostra que na vida há que lutar.
No último ano ela teve três operações muito graves. A minha família e eu sabíamos que podemos perdê-la, mas ela estava sempre muito sorridente e dizia que tudo está muito bem. É uma pessoa fortíssima. Até hoje não se queixa e não diz nada quando não se sente bem então sempre que estou em Lublin estou muito preocupada com ela. Eu sei que significa poder perder a mãe.
A minha mãe tem muita influência na minha vida. Nunca diz o que eu deveria fazer mas a opinião dela é muito importante para mim. Podia escrever muitas coisas sobre a minha mãe mas não sei o que é mais importante e o que menos então vou escrever 10 coisas que são características dela:

1.Não sabe fazer bolos. Apesar de cozinhar muito bem, não faz nenhum bolo. Gosto muito deste facto porque sei que espera por mim e precisa de mim quando lhe apetece comer um bolo.

2.É demasiado trabalhadora. Apesar de começar o trabalho às 8.00, chega às 7.00 porque “tenho de estar aqui”- como diz.

3.É viciada em comprar sapatos e carteiras. Às vezes quando chego a minha casa vejo três carteiras iguais mas de cores diferentes. Repito-lhe que tem de parar mas nesses momentos ela diz que eu tenho de parar de comprar pulseiras...

4.Chama-me KARUNIU (quando quer algo... :)).

5.É muito faladora. Fala muito, rápido e dá a toda gente a sua energia positiva.

6.Escreve-me “bom dia” ou “amo-te” sem ocasião especial quando não estou em casa.


7.Não há pessoa que faça sopa de tomate tão boa como ela!

8.É uma pessoa muito boa e tem o coração muito grande. Muitas pessoas feriram-na mas depois ela as ajudava.

9.Acha que a minha barriga tem o espaço muito grande então manda-me sempre comer tanto que depois não posso mexer-me. Diz que em Lublin não como nada (não é verdade!) então quando chego a Ryki não como durante todo o dia.

10.Colecciona discos e livros. Na minha casa há um quarto onde há só muitos discos, livros, uma mesa e o computador. A minha mãe tem cerca de 300 discos e mais que 300 livros. Nunca tive de pedir emprestado um livro, tinha em casa todas as leituras obrigatórias.

Apesar de a palavra 'pai' significar para mim menos que nada, “mãe” significa mais do que as outras pessoas pensam.

Karina Piecyk
2º ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa