As minhas reflexões sobre a seleção portuguesa de futebol

Em julho começa a Copa do Mundo no Brasil. Um dos participantes vai ser a seleção portuguesa que se classificou graças à vitória ante a Suécia em novembro e quatro golos de Cristiano Ronaldo. Portugal tem um grupo muito forte e vai medir-se com a Alemanha, o Gana e os Estados Unidos. Na minha opinião não pertence ao grupo dos favoritos para ganhar a copa. Além disso, se não se classificar para a fase final não será nenhuma grande surpresa embora tenha Cristiano.
Mas alguns jogadores da seleção têm um potencial imenso e se estiverem em forma extraordinária poderão levá-la até às semifinais, como no ano 2006 no mundial na Alemanha, ou ultimamente no Euro 2012. Como Portugal nunca jogava bem nas eliminatórias isso não pode ser nenhum determinante. Nos últimos campeonatos, seja do mundo, seja da Europa a seleção mostrou que é capaz de melhorar o seu rendimento com cada jogo.
A seleção das Quinas tem jogadores da grande qualidade. Além do Cristiano pode-se nomear João Moutinho, Pepe ou Fábio Coentrão. Mas isto é pouco para serem considerados favoritos. A posição do guarda-redes não me convence e isso é bastante preocupante. Ainda pior está a situação dos avançados que jogam com o típico 9. Hélder Postiga e Huga Almeida lutam pelo lugar no onze inicial. Não sei qual é pior. Ambos são o mesmo desastre. Desde que Pedro Pauleta deixou de representar o país Portugal tem muitíssimos problemas com essa posição. O que pode dar otimismo é que a defesa e CR7 sabem jogar os jogos decisivos.
Outro problema é o curto banco de reservas ou melhor muito pior nível dos suplentes do que dos titulares. É muito difícil os suplentes substituírem bem algum jogador do onze inicial. Bom, não se pode jogar pior do que Almeida ou Postiga, mas não há quem pudesse jogar melhor. No caso de lesão ou suspensão a seleção terá um problema grave. Mas vale a pena recordar que Portugal com a mesma equipa conseguiu tingir as semifinais em 2012 vencendo a Dinamarca, Paises Baixos e empatando sem sofrer golos com a Espanha.
No passado Portugal não foi considerado como uma seleção forte. Salvo o ano 1966 não teve êxito. Tiveram de esperar até aos 90 quando apareceu a geração do ouro com Luís Figo, Rui Costa ou Fernando Couto. Nos últimos 15 anos Portugal melhorou o seu nível e hoje encontra-se entre os dez melhores do mundo. O atual selecionador, Paulo Bento também formou parte dessa geração. Agora Portugal tem um grande jogador, alguns jogadores bons e o resto são jogadores medíocres. Espero que Bento saiba misturá-los bem.

Maciej Durka
2º ano Estudos Portugueses

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa