“A nova voz do fado” rouba os corações

 
A terceira edição do famoso Siesta Festival foi muito especial para todos os fãs do fado na Polónia. Nos finais de abril, atuou em Gdańsk uma talentosa e maravilhosa fadista que transformou as noites em espetáculos inesquecíveis. Trata-se obviamente de Cuca Roseta - uma reconhecida artista portuguesa que apesar de ser jovem já obteve um grande sucesso. 
  O início da sua carreira como fadista é muito surpreendente. Cuca pensava em ser psicóloga no futuro, mas os seus planos mudaram aos 18 quando se apaixonou ao ouvir o fado ao vivo. Cuca descobre a sua paixão por este género da música e por fazer a gente feliz enviando as mensagens da sua alma. Começa a cantar no famoso Clube de Fado em Lisboa, onde o seu espantoso talento é descoberto pelo compositor e produtor argentino Gustavo Santaolalla - vencedor de dois Óscares pela música dos filmes Babel e Brokeback Mountain. O músico faz uma proposta imediata a Cuca para gravar um disco e assim nasce o seu primeiro fenomenal álbum “Cuca Roseta”, que goza de grande interesse do público em todo o mundo. 
 Os concertos da fadista em Gdańsk tiveram lugar na barca “ A Cidade dos Anjos” no rio Motława. O ambiente então foi muito especial e os espetadores puderam sentir-se como se estivessem em Alfama – o bairro mais antigo de Lisboa onde ressoa o fado. Os convidados tinham a possibilidade de deliciar-se no silêncio da noite com a ardente voz de Cuca acompanhada pelos maravilhosos sons das guitarras portuguesas. A fadista cantou, designadamente, as bem conhecidas canções do seu primeiro disco. Podiam-se ouvir as melodias cheias de saudade, amor e verdade, os temas que refletiam os sentimentos profundos da artista. Cuca fez com que os espetadores sentissem a interação da alma com a sua música e receberam grandes emoções. No fim do concerto os fãs podiam obter o autógrafo da artista e falar com ela pessoalmente. 
 Eu tive muito prazer de assistir ao concerto e admirar o grande talento de tão fascinante personagem. Também tinha a possibilidade de falar com ela pessoalmente. Gostei que ela era muito aberta e sincera comigo. Na conversa Cuca mostrou ser muito orgulhosa do seu país e estava contente de que podia promovê-lo no estrangeiro. Ficou muito interessada pela nossa cultura e gostou mesmo da nossa língua cuja pronunciação achava difícil. A sua frase preferida em polaco foi : “Chrząszcz brzmi w trzcinie”:)Aparte do fado, Cuca também tem outra paixão- taekwondo e é cinturão preto, então os homens cuidadinho!:) Cuca Roseta aproximou-me mais da cultura portuguesa. A sua impressionante voz tocou a minha alma e roubou o meu coração. Também, fez com que me apaixonasse totalmente por este género de música. Acho que as suas canções são poemas que se leem através dos sons estranhos e únicos. Foi uma noite mágica cheia de grandes e inesquecíveis emoções. Agora esperamos a sua próxima visita na Polónia. Cuca Roseta apresentou o fado como algo que viveu, algo que é verdadeiro e algo que se sente profundamente em si próprio. Descubram a verdade mais profunda da Cuca e ouçam o seu recém-lançado disco “Raiz” onde há um novo fenomenal single ’’Fado do Contra”.


Joanna Sędzimir-Dobrowolska
II ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa