Sorraia, o bisavô do Lusitano

   Este pequeno cavalo é o primeiro antepassado dos famosos cavalos Lusitanos e Andaluzes e também de numerosas  raças de cavalos da Europa e da América. Foi descoberto pelo Dr. Ruy D'Andrade, zoólogo e paleontologista português, em 1920 junto ao rio Sorraia e daqui provém o nome deste animal. O hipólogo tornou-se  responsável pela  preservação e desenvolvimento do Sorraia. De acordo com os registos, estes cavalos foram levados para a América pelos conquistadores espanhóis. Cristóvão Colombo planeava levar os belos Andaluzes para a sua viagem em busca das Índias,mas descobriu que alguém os tinha substituído pelos pequenos e feios cavalos do tipo Sorraia. Isto passou a ser um benefício, porque estes animais não se abalaram com os rigores de viagem oceânica e  sobreviveram em grande número até ao seu desembarque na América. Algumas esculturas antigas e  pinturas rupestres de cavalos  nas paredes da gruta La Pileta (Granada,  Espanha), datadas entre 30.000 e 20.000 a. C., mostram as imagens  típicas do  Sorraia.
  O Sorraia é capaz de suportar  climas extremos, especialmente secos e quentes. É  forte, resistente e do temperamento calmo e independente. É um verdadeiro cavalo de sela, pode ser empregado na pecuária,no pastoreio de outros rebanhos e na tração de carroças. Este cavalo tem pequena estatura. A sua pelagem é baia ou rato,tem uma máscara negra na cara e uma risca preta no dorso. As suas orelhas também são escurecidas. Estes animais usualmente são riscados nas pernas como as zebras e por isso são conhecidos pelo nome "zebro".  Assemelham-se ao tarpan, antigo cavalo selvagem europeu.
  Atualmente esta espécie já não vive em ambiente selvagem.  O número total de Sorraias existentes no mundo não excede 200. Todos estes cavalos descendem do grupo original de 7 fémeas e 4 machos recolhidos pelo Dr. Ruy d'Andrade. A família D'Andrade conserva o maior número de Sorraias em estado semisselvagem no Refúgio do Vale de Zebro Sorraia, onde nascem, crescem e se reproduzem  sem intervenção humana. infelizmente, apesar de todos os esforços, a sobrevivência do cavalo ibérico mais primitivo não é segura e ainda se considera uma raça em vias de extinção.

Urszula Półkosznik
II ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa