O ciclismo português dos últimos dez anos

O ciclismo português nunca teve uma posição tão importante como o da França, da Itália ou da Espanha. As corridas nacionais destes países são muito famosas e importantes. A de Portugal não tem o nível tão alto mas nos últimos dez anos dois  portugueses lograram  êxitos impressionantes neste desporto. Vou falar sobre José Azevedo e Rui Costa que em minha opinião são os melhores ciclistas portugueses da atualidade.
O primeiro deles foi membro da famosa equipa espanhol Once Eroski. No ano 2001 terminou na 5. posição na Volta à Itália. Isto é um êxito muito importante para o ciclismo de Portugal. A sua melhor época é nos anos 2004 e 2005. Naquelas temporadas foi ciclista da equipa US Postal. Azevedo foi “domestique” (ajudante de capitão da equipa durante as corridas) do ex-melhor ciclista da história Lance Armstrong (a única pessoa que ganhou sete vezes Volta à França). Nos anos 2004 e 2005 foi um dos mais importantes ajudantes do mundo. Na edição da Volta à França do ano 2004 conseguiu o quinto lugar. Este resultado é muito impressionante porque como já foi mencionado ele era ajudante de Lance Armstrong naquela época. Isto significa que não podia realizar os seus objetivos. Este tipo de ciclistas dedica a sua carreira profissional com o objetivo de assistir o seu líder. Vale a pena mencionar neste momento que o ciclismo não é o desporto individual. Ganha só um desportista mas a sua vitória depende totalmente do trabalho de toda a equipa. Esta caraterística do ciclismo causa muita polémica. Por isso o resultado de Azevedo é tão notável. Em minha opinião o português teria logrado ao menos a segunda posição, se tivesse sido capitão da sua equipa. Agora é diretor desportivo duma das melhores equipas do mundo, a Radioshack Leopard que foi criada por Lance Armstrong (é importante mencionar que ele foi condenado por usar substancias proibidas durante todas as edições da Volta a França que ganhou).
Rui Costa é um ciclista ativo. Agora tem 27 anos e é membro da equipa espanhola Movistar. Hoje em dia, esta equipa é uma das melhores do mundo. O diretor desportivo, o legendário Eusebio Unzué disse que Rui Costa aproxima-se do nível mais alto e deve conseguir uma posição no pódio da Volta à França, mas disse que se não conseguir este objetivo dentro dos dois próximos anos, nunca o conseguirá. O português já alcançou muitos êxitos, entre outros ganhou a Volta a Suíça (uma corrida muito importante para os ciclistas que se preparam para a Volta à França) e terminou no 18º lugar na Volta à França do ano 2012.
Em minha opinião José Azevedo era melhor ciclista do que Rui Costa. Tinha o potencial muito grande. Não logrou muitas vitórias por causa do seu papel nas suas equipas. No seu ambiente era um ciclista muito respeitado. Sem sombra de dúvida, Rui Costa tem capacidades de conseguir muito no mundo do ciclismo moderno. Vamos ver o que passará no futuro.

Paweł Kwiatkowski
II ano de Filologia Ibérica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa