CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO - UMA MOSTRA DE LOUCURA OU UMA TRADIÇÃO COM RAÍZES?


Quando estamos na época do carnaval, a maioria de nós pensa em sair à noite e participar em festas. Há muitas cidades nas ruas das quais se realizam as festas do carnaval, mas ninguém sabe festejar o carnaval de forma tão viva e com tanto esplendor como os brasileiros no Rio de Janeiro. O carnaval nos corações dos brasileiros dura todo o ano e parece que eles nunca vão desistir de celebrá-lo.
            Há quem diga que o carnaval é uma tradição bem enraizada. A história do carnaval no Rio remonta à época depois da independência do país, quando se importaram para o Brasil os bailes de máscaras que estavam na moda em França. No início, os passeios de carruagens eram uma diversão burguesa reservada para os ricos que podiam expor ao povo os seus disfarces de luxo chamados fantasias.  Após a criação em 1855 do Congresso das Sumidades Carnavalescas* e outras sociedades carnavalescas, elas estabeleceram o trajeto dos bailes. Em 1928 surgiu a primeira escola de samba - Deixa Falar e o Rio de Janeiro tornou-se a capital do carnaval de rua mais conhecida no mundo.
            O carnaval dura cinco dias e termina com o dia de quarta-feira de cinzas, primeiro dia da Quaresma. O espetáculo começa com a coroação do rei do carnaval e a entrega da chave da cidade aos participantes do desfile. Durante os cinco dias da festa, pela avenida Marquês de Sapucaí, no espaço chamado Sambódromo desfilam os maravilhosos carros alegóricos das diferentes escolas de samba que competem entre si para o título do Campeão do Carnaval. As instalações com admiráveis decorações, os disfarces esplêndidos de grupos de bailarinos, as danças enérgicas – tudo isto à primeira vista faz do carnaval no Rio o espetáculo irreal e mágico, cheio de cor e alegria.
            Não obstante, podemos ver o outro lado da moeda do carnaval. Alguns podem dizer que o carnaval do Rio tem caráter de uma festa de luxúria com as bailarinas quase nuas e a demonstração de uma das danças mais eróticas e provocativas que é o samba brasileiro. A festa na qual participam milhares de turistas e os indígenas, constitui os cinco dias de paragem total e desordem na vida quotidiana – durante os quais uma parte dos participantes dedica-se aos vícios da bebedeira, promiscuidade, prostituição, ou brigas entre os bandos da cidade. E o que pensam do carnaval os brasileiros? Segundo as opiniões de algumas pessoas, o carnaval antigo tinha mais vantagens em relação ao carnaval que se realiza hoje. A violência e o culto do sexo exagerado prejudicam a tradição anterior do divertimento e alegria. O outro problema pode ser o preço excessivo da entrada para o desfile que em geral os cariocas não são capazes de pagar. Aproveitar o Sambódromo de perto parece reservado só para as artistas e personagens mais ricas e privilegiadas. Para uma parte dos brasileiros não resta nada mais que dançar o samba carnavalesco diante do televisor.
            Não obstante, merece perguntar se algum dia os cariocas vão deixar de organizar esta festa tão famosa em todo o mundo. Parece que o carnaval do Rio é uma festa imortal que sempre será uma atração tanto para os brasileiros como para os estrangeiros. Também os preparativos complexos para o carnaval contribuem para fazer do carnaval no Rio o negócio internacional que os cariocas e os turistas esperam  todo o ano.
*O Congresso era um tipo de clube para os membros da classe alta brasileira que durante os desfiles mostravam as suas fantasias luxuosas
Justyna Olik

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa