Tecnobrega - A loucura do Brasil


   Que tipo de música excita quase todos e encoraja a dançar até os mais duros na discoteca? A resposta é simples – o tecnobrega – é o fenómeno musical que chegou a todas pistas de dança no Brasil e não pensa deixar. O que é tecnobrega? O tecnobrega é um género musical nascido no Brasil no início dos anos 2000. Trata-se de uma fusão da tradicional música brega com a música eletrónica. Provém de ritmos populares, incorporando sintetizadores e batidas eletrónicas.
  A origem do termo "brega" é bastante discutida. É provável que derive da palavra "breguete”, um termo pejorativo, usado pela classe média para designar empregadas domésticas e que passou a designar também o seu mau gosto. A palavra começou a designar um tipo de música romântica e logo criou o termo novo – tecnobrega, a música que trata  temas românticos com ritmo tecno.
    O estilo tecnobrega desenvolveu-se independentemente das grandes editoras, criando um mercado alternativo de produção e distribuição. É o mercado muitas vezes ilegal que traz um rendimento grande. Agora cada pessoa pode criar a música tecnobrega, só precisa da banda sonora original e um programa no computador que permite misturar a música original com efeitos eletrónicos. As canções são compostas em lugares pouco comuns para produção musical por exemplo em quartos ou  garagens onde um grupo de amigos cria as suas versões das canções populares que depois são vendidas entre vizinhos ou nas bancas nas ruas a preço muito baixo. Temos de saber que os discos não são produzidos para ganhar dinheiro mas para atrair o público e ser uma forma de publicidade.
Os grupos mais populares são: Rubi, Banda 40 Graus, Banda UÓ, Banda Batidão, Banda DEJAVU ou Dj Cremoso. Na página web www.youtube.com podemos ver muitos remix no estilo tecnobrega. Também apareceu o estilo de dança que se relaciona bem com a música. As competições de dança formam parte das festas tecnobrega. Desenvolvem-se também outros estilos como ciberbrega ou brega melody.
  O mercado tecnobrega gira em torno das festas de aparelhagens que têm modernos equipamentos de som, iluminação e efeitos visuais. A audiência deste tipo da música em geral são as pessoas simples, os habitantes de aldeias pequenas onde se costuma organizar festas com esta música. Depois do evento costuma-se vender o disco feito durante a festa. Os homens pedem ao dj durante a canção para gritar o nome das suas namoradas ou para cumprimentar alguém da família. Isso é uma atração adicional que estimula a compra.O símbolo característico que une todos os fãs de tecnobrega é a letra T mostrada com as mãos.
Sem dúvida o fenómeno do tecnobrega tem muitos seguidores e adversários. Alguns acham que não merece o nome da música porque não transmite nenhuns valores e que pode através das suas letras pouco inteligentes estupidificar o público mais jovem. Os que defendem o tecnobrega dizem que a música deveria divertir e por isso cumpre a sua função totalmente.
   O que torna o tecnobrega tão popular? Sem dúvida há muitos elementos que contribuem para o êxito desta música. Entre eles podemos enumerar a melodia cativante, o texto kitsch fácil de lembrar, trajes coloridos e provocantes, efeitos visuais e as canções descomplicadas com ritmos repetitivo. Agora só temos de esperar para ver quando a música tecnobrega entrará na moda em Polónia.
Weronika Kazanowska 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa