Fátima

  Fátima é uma cidade portuguesa situada no centro do país que pertence ao Distrito de Santarém. A cidade tornou-se conhecida mundialmente graças às aparições marianas. Desde a década de 20 do século XX até hoje Fátima recebe peregrinos de todo o mundo e é um dos santuários mais importantes da Igreja Católica. Mesmo que a história que aconteceu ali já tenha quase cem anos, pouco a pouco conhecemos novos factos.
  No princípio do século XX Fátima era uma aldeia habitada por pastores. A história das aparições começou no dia 13 de maio de 1917. Três crianças Lúcia, Francisco e Jacinta foram as testemunhas de um acontecimento extraordinário. Afirmaram ter visto a figura de uma senhora sobre uma árvore de um metro de altura. Isto teve lugar na Cova de Iria, muito perto de Fátima onde os primos apascentavam um pequeno rebanho. Lúcia, a mais velha conversou com a figura. Os irmãos, Francisco e Jacinta apenas a viam. As aparições repetiram-se cinco vezes. A senhora mandou-os voltar ao mesmo lugar no mesmo dia de cada mês seguinte. As posteriores aparições tiveram lugar nos dias 13 de junho, 13 de julho, 15 de agosto, 13 de setembro e 13 de outubro do mesmo ano. Ao princípio as crianças decidiram não contar sobre o que tinha ocorrido a ninguém, mas rapidamente tiveram de revelar o seu segredo por pressão dos adultos. Cada um deles sofreu muito depois de que a história das suas visões saiu à luz, até os puseram na prisão. A Virgem confiou às crianças três mensagens para a humanidade. Estes acontecimentos são uns dos poucos milagres reconhecidos pela Igreja Católica e só duas delas --- foram divulgadas posteriormente. A primeira delas falava de que o mundo viveria uma grande guerra mundial. A segunda profetizava uma futura conversão da União Soviética e a Segunda Guerra Mundial. 
 A última visão, a 13 de outubro foi a mais espetacular. Além das crianças acudiram cerca de 60 mil pessoas. Nesta altura o tema das aparições já tinha muito bem divulgado entre o povo português. Naquele dia todos puderam ver o milagre do sol. Aproximadamente ao meio dia o sol deslocou-se no céu, girando e movendo-se em várias direções. Aquele espetáculo durou vários minutos. Das três crianças, Jacinta e Francisco faleceram ainda bem jovens, dois e três anos após o milagre do sol. Lúcia, a única que falou com a Virgem dedicou a sua vida à religião e tornou-se freira carmelita. Viveu 98 anos, falecendo em 2005. 
  Mas o que realmente ocorreu em Fátima? Durante anos apareceram várias teorias sobre a história contada pelas crianças e o movimento do sol. Os representantes da Igreja Católica investigaram estes acontecimentos admitiram que tinha sido um milagre. Por outro lado nem as pessoas dos outros lugares da terra nem nenhum observatório astronómico notaram mudanças da posição do sol. Apareceram várias explicações para este fenómeno, como por exemplo uma histeria coletiva ou um fenómeno meteorológico. As testemunhas descreveram que o milagre foi acompanhado por relâmpagos e trovões. Muitas pessoas crêem que foi na realidade um encontro com um ovni, um objeto extraterrestre porque teve muitos elementos caraterísticos de outras descrições deste tipo em relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados, décadas mais tarde. A visão da Senhora na narração de Lúcia parecia ser "transparente e brilhante, como um copo de cristal com água" que nos fazem lembrar dos fenómenos de natureza holográfica ou semelhante, os quais a ciência começa a pesquisar.
   Em 2000 o Papa João Paulo II revelou a parte do terceiro segredo que durante tanto tempo foi guardado em segredo. Segundo este segredo algo muito grave deverá ocorrer em relação ao globo. As pessoas relacionam o texto do terceiro segredo com as profecias do fim do mundo no ano 2012 e as de Nostradamus. Muitos dos crentes cristãos estão convencidos de que as mudanças políticas, as guerras, os desastres naturais,a mudança do clima, são todos os sinais da profecia que vai se cumprir. Dentro em breve todos vamos ver se o texto do terceiro segredo e outras especulações têm a ver algo com a realidade. A opinião pública não tem nenhum acesso aos documentos oficiais relacionados com as aparições. Por isso acho que na realidade nem tudo o que nos dizem é verdadeiro. Por alguma razão a Igreja manipula os factos, por exemplo quanto à descrição da Virgem, os relatos das testemunhas oculares são imprecisos e diferenciam-se. Não há dúvida que algo extraordinário teve lugar em Fátima, e provavelmente não teve origem em fenómenos naturais. Por isso acho que o relacionamento destes acontecimentos com os conceitos cristãos é uma atitude ingénua.
Barbara Górak

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa