Uma joia gastronómica da cozinha portuguesa

  Como é Portugal para as outras nações? Com o que o associam os outros? O que pensam os polacos ouvindo o nome de Portugal? Para a maioria Portugal é um pais no fim da Europa, ou pior, uma parte de Espanha, é este país que agora está em crise e que tem tremendos problemas económicos, o pais do futebol, do Benfica ou Cristiano Ronaldo, do vinho do Porto, mas acho que há poucos que associam Portugal com os Pastéis de Belém, e porquê ? Isto é o doce mais saboroso do mundo, é uma maravilha das sobremesas, que foi considerado a 15 ª mais saborosa iguaria do mundo pelo jornal The Guardian e uma das coisas mais importantes para ver e provar em Lisboa. Com certeza, também tem a sua história. 
 Os pastéis de nata podem-se comprar em cada parte de Portugal e sabem bem, disto não há dúvidas, mas só no bairro de Belém em Lisboa se podem encontrar ESTE sabor e ESTES pastéis de nata, mais precisamente os pastéis de Belém. Onde podemos comprá-los? Num lugar ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, onde começa a história destes. Lá os monges no ano 1837 começaram a preparar e depois vender os pastéis de nata para manter o mosteiro. Os pastéis rapidamente caíram no gosto popular apesar de que nessa época, a zona de Belém ficava longe do centro de Lisboa. A receita, transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricaram artesanalmente na Oficina do Segredo, mantém-se igual até aos nossos dias. Com o encerramento do mosteiro o confeiteiro vendeu a receita em 1874 ao empresário português Domingos Rafael Alves. E assim começou um grande êxito de pastelaria. Aqui todos os dias vende-se cerca de 10.000 pastéis. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados. A Pastelaria de Belém é um lugar com tradição, lá trabalha Henrique Almeida que dedica a toda sua vida à preparação dos pastéis e é uma das três pessoas que conhecem a receita. Começou a trabalhar lá quando tinha 15 anos e ainda continua aos 76 anos. Antes o seu pai trabalhou aqui 60 anos e transmitiu-lhe o segredo da receita. Ele diz que viajava muito pelo mundo e provava pastéis e doces em todas as partes e está convencido de que entre outras iguarias e os pastéis de Belém não há comparação. Acho que quando experimentarem os pastéis de Belém vão achar o mesmo. Eu já experimentei!  
  Sabiam que…Os Pastéis de nata são muito populares na China, onde chegaram através de Macau, no tempo da presença portuguesa.. Em chinês são chamados "dan ta" que significa "pastel de ovo". Empresas de fast food incluíram os "dan ta" na sua oferta de sobremesas, fazendo com que desde finais de 1990 seja possível saborear pastéis de nata em países asiáticos, como no Camboja, Singapura, Malásia, Hong Kong e Taiwan. 

Natalia Trzebuniak

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa