Curitiba, a cidade sorriso!

 És polaco. Tens 19 anos, já terminaste a escola secundária e estás no momento de decidir o teu futuro. Por coincidência decides pela formação em Filologia Ibérica que acaba por ser uma boa decisão. Depois de dois anos estás completamente apaixonado pela língua portuguesa, Portugal, Brasil, etc. e sabes que farias tudo o que fosse possível para conhecer todos os elementos desta área. Parece uma história de qualquer estudante deste curso na verdade é a minha história. Graças a esta coincidência e ao facto de eu poder falar português encontrei o meu primo de Curitiba no Brasil. Por isso, achei interessante compartilhar a minha experiência convosco e, sobretudo, falar sobre Curitiba, a cidade sorriso. 
 Curitiba localiza-se no Sul do Brasil e é a capital do Estado do Paraná. Grande pólo industrial, fica no sul do país e cerca de 2 milhões de pessoas vivem aqui. Não é nada estranho que Curitiba seja a cidade com a melhor qualidade de vida no Brasil. Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade de educação básica entre as capitais. 
  O Brasil por ser um país muito grande é muito diverso, pois então existem pequenos países dentro dele e o Sul é completamente diferente do norte, quanto à geografia, cultura e etnias. A maior parte do Sul do país foi colonizado por europeus, como alemães, polacos, ucranianos, holandeses, italianos, espanhóis, portugueses e russos. A maior parte dos colonizadores do Paraná são polacos, alemães, ucranianos e italianos. Em Curitiba, há 60% de pessoas que têm raízes polacas. Muitas delas foram (como a família do meu primo) para o Brasil depois da Segunda Guerra Mundial. Curitiba é conhecida como a cidade com maior número de polacos no Brasil. Os imigrantes chegaram da Polónia em 1871, fixando-se em zonas rurais próximas a Curitiba. Eles influenciaram largamente a agricultura da região. Curitiba tem a segunda maior diáspora polaca no mundo, apenas para Chicago. O Memorial da Imigração Polonesa foi inaugurado em 13 de dezembro de 1980, após a visita do Papa João Paulo II à cidade em junho do mesmo ano. A sua área é de 46 mil metros quadrados, onde havia uma fábrica de velas.” É um fenómeno interessante que todas as pessoas que vêm cá, trazem algo característico do seu país. Como podemos observar, a cultura europeia é muito forte tanto pela comida como pelos costumes. 
 Comparando com outras regiões brasileiras, o povo de Curitiba é considerado como fechado e antissocial porém tem hábitos que deixam a cidade muito limpa e organizada. A vida típica dos jovens curitibanos, por volta de 23 anos, é a faculdade, desporto, clubes noturnos etc. O estilo musical do momento é a música sertaneja moderna (música do Michel Teló: Ai se eu te pego). Contudo, os hábitos variam de pessoa, a sua classe social, pois no Brasil existe muita diferença entre as pessoas. Também, não podemos deixar de mencionar o papel do desporto. Como o futebol é um dos desportos mais importantes no Brasil, é preciso dizer que em Curitiba há três clubes relevantes, Clube Atlético Paranaense (cujo estádio é a Arena da Baixada), Coritiba Foot Ball Club (cujo estádio é o Couto Pereira) e Paraná Clube (cujo estádio é a Vila Capanema). A cidade será uma das sedes do Campeonato do Mundo de Futebol  em 2014.
  Não importa se és estudante, uma pessoa jovem ou mais velha – em Curitiba vais ser bem recebido. É uma cidade que sempre gostou dos imigrantes porque eles constituem uma fonte de enriquecimento da cultura e economia de todo o país. Então... bem-vindo a Curitiba!
 Katarzyna Rejter

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa