O que nos faz pensar na Polónia?

Pensando na Holanda a primeira inclinação é a tulipa, na França a Torre Eiffel, Itáliaé frequentemente associada com pizza ou macarrão, e Espanha com as touradas ou festas. E o que nos faz pensar na Polónia? A Polónia, como pode parecer, é um país pequeno e bastante desconhecido no mundo. Mas depois duma curta reflexão podemos dizer que não é assim. Há muitas coisas relacionadas com a Polónia que são importantes e mundialmente conhecidas.Principalmente a Polónia é um país de grandes personalidades que influenciaram muito a história do mundo.
  Sem dúvida, quando pensamos na Polónia, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a figura do papa João Paulo II. É o polaco mais conhecido do mundo. Não há lugar na terra onde as pessoas não tenham ouvido falar do Papa polaco. “Polónia, Lech Walesa o Solidariedade" – desta forma a maioria dos estrangeiros pensa em nós também. O presidente, que ocupou o cargo de 1990 a 1995, é um dos polacos mais conhecidos não só na Europa, mas também em todo o mundo. Apesar do fato de que, entre muitos polacos gerou muita controvérsia, o mundo avalia-o positivamente. Pelo seu envolvimento no processo de recuperação da democracia na Polónia foi galardoado com muitos prémios, incluindo o Nobel da Paz. Sem dúvida, outra pessoa relacionada com a Polónia é Fryderyk Chopin. O pianista nascido na pequena aldeia polaca de Żelazowa Wola, filho de mãe polaca e pai francês-expatriado, é amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Alguns desportistas polacos também são famosos no exterior. Entre os apelidos polacos conhecidos no mundo, destacam-se três: a tenista Agnieszka Radwanska, o ex-saltador de esqui Adam Malysz e o piloto da Fórmula 1 Robert Kubica. Mas isto ainda não é tudo. Há mais nomes que glorificam a Polónia no exterior. O mundo também se lembra de figuras polacas que influenciaram muito a ciência - Maria Curie-Skłodowska e Mikołaj Kopernik ou a cultura - Roman Polanski.
  Alguns dos eventos históricos são inextricavelmente relacionados com a Polónia também. A Segunda Guerra Mundial e o fim do comunismo são algumas das coisas que lhes vem à cabeça quando os estrangeiros pensam na Polónia. Recentemente, um evento que fez com que as pessoas falassem sobre a Polónia em todos os cantos do mundo, foi o acidente de avião em Smoleńsk, que matou o presidente polaco e muitos outros políticos importantes.
  Entre as cidades e lugares que são mais frequentemente associados com a Polónia, definitivamente ganham Varsóvia e Cracóvia. Mas ainda há um lugar localizado na Polónia que é conhecido no mundo. O antigo campo de concentração nazi Auschwitz-Birkenau é o lugar que não tem boa fama mas muitas pessoas de todo o mundo vêm à Polónia para o ver.Junto com as pessoas, acontecimentos e os lugares conhecidos há muitas outras coisas que trazem à mente o nome da Polónia. Uma deles é a salsicha. Seca, gordurosa, defumada, assada ou cozida - é conhecida por todos. É um dos alimentos mais antigos na Polónia. Há séculos que está nas mesas e é valorizada tanto entre os polacos, como entre os estrangeiros.Outra coisa relacionada com a Polónia é o âmbar. Não há muitas coisas polacas tão famosas no mundo como o âmbar báltico. É o mais valioso tipo deste material que também é chamado o ouro do Báltico. Por isso muitos turistas que visitam a Polónia costumam comprar âmbar. Os estrangeiros ainda associam a Polónia principalmente com o álcool. A vodka polaca é muito famosa no mundo. Pois é amplamente conhecido que os polacos gostam de bebidas alcoólicas fortes e fazem-nas realmente bem.
  Sem dúvida, a Polónia não é só papa João Paulo II, Lech Wałęsa ou vodka. O país é também famoso mundialmente por muitas outras coisas de diversas áreas. Há varias personalidades, eventos históricos, lugares e comidas que a glorificam e que fazem com que a Polónia se destaque entre os outros países do mundo.

Weronika Kucharuk

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa