“Moonspell? De Portugal? É impossível!...”

   Os meus amigos ficam surpreendidos.. “Moonspell? De Portugal? É impossível!...” Porém sim, Portugal não é só o país do fado. Os Moonspell são uma banda portuguesa de black e gothic metal formada em 1989. É formada por quatro músicos: Fernando Ribeiro (vocal), Ricardo Amorim (guitarra), Mike Gaspar (bateria) e Pedro Paixão (teclado e guitarra). O primeiro nome da banda foi Morbid God. O estilo da banda é muito interessante e variável. A banda começou a sua carreira com as canções góticas e obscuras. Os temas mais frequentes foram: vampiros, noite, morte e sangue. 
  No seu primeiro álbum – Wolfheart podem-se encontrar as influências da mitologia lusitana e da música folk. No disco podemos ouvir as canções sobre duas deusas lusitanas – Trebraruna (deusa das batalhas, da morte e da família) e Ataegina (deusa da primavera). O segundo álbum de estúdio chama-se Irreligious e por muitas pessoas é considerado o melhor de todo o património musical dos Moonspell. É o mais escuro e lúgubre. A temática está relacionada com a morte, o diabo e a eternidade. Pode-se encontrar uma referência à literatura portuguesa – a canção Opium inclui uma citação de uma das obras do Fernando Pessoa. 

"E por isso eu tomo ópio,é um remédio
Sou um convalescente do momento, 
Moro no rés do chão do pensamento 
E ver passar a vida faz-me tédio." 
                                     Fernando Pessoa 

 Os álbuns seguintes – Sin/Pecado e The Butterfly Effect apresentam outra cara dos Moonspell. Fernando Ribeiro surpreende porque em vez do seu típico vocal gutural (eng. growl) podemos ouvir que sabe cantar muito bem e que tem uma voz delicada e pura. No Sin/Pecado predomina a temática religiosa, há várias referências bíblicas e o estilo do álbum tem a ver com gothic rock com elementos de música eletrónica. O estilo semelhante predomina no The Butterfly Effect, cuja temática é inspirada na Teoria do Caos. Aqui podemos encontrar a canção Tired, que contém uns fragmentos do Requiem do W.A. Mozart. Os Moonspell continuam a experimentar com música no disco seguinte – Darkness and Hope – onde podemos ouvir as interpretações de Mr. Crowley do Ozzy Osbourne e da canção Os Senhores da Guerra de uma das bandas portuguesas mais conhecidas no mundo – os Madredeus. O álbum The Antidote é um pouco diferente dos últimos porque é mais energético sentimental. Obviamente, todas as composições como sempre têm um nível muito alto. Os músicos de Portugal obtiveram êxito no ano 2006 com o seu disco Memorial, com que regressaram ao estilo gótico. Conseguiram combinar perfeitamente música étnica árabe com heavy metal. O álbum está cheio de peças misteriosas e temas instrumentais escuros. Parece que os Moonspell decidiram manter esse estilo e um ano depois lançaram uma compilação das canções realizadas nos princípios da sua carreira musical. O disco chama-se Under Satanae e contém só o material dos anos 90. No Night Eternal os músicos apresentam as melodias escuras e lúgubres, desta vez sem elementos de música gótica. Para realizar uma das canções os Moonspell convidaram Anneke van Giersbergen. O álbum mais recente, Alpha Noir/Omega White foi lançado no ano 2012 e é composto por dois discos. Cada um é uma dose de música muito boa, cujas letras são inspiradas pelos temas góticos. 
  Os Moonspell tocaram na Polónia várias vezes. O seu primeiro DVD Lusitanian Metal contém as gravações do concerto de Metalmania 2004. É muito importante mencionar que alguns dos álbuns de estúdio da banda foram produzidos pelo músico e produtor polaco de heavy metal Waldemar Sorychta. Outro polaco, Wojciech Błasiak, colaborou com os músicos na criação da capa do disco Darkness and Hope. O repertório dos Moonspell é bastante amplo e cada fã de música metal certamente encontrará algo interessante para si em algum dos seus álbuns. 
Kasia Kuczyńska


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa