Boinas de mohair

“Boinas de mohair”. Conheces este termo? Se vives na Polónia com certeza que sim. Ilustra de forma estereotipada  a vida das pessoas idosas na Polónia. O passeio até à igreja é a única diversão das velhotas? Vou tentar convencer- te que não.
Em cada grupo etário podemos encontrar os que aproveitam a vida e os que só existem. Há uma grande parte dos estudantes para os quais a vida é sempre difícil, os professores são maliciosos, as aulas são demasiado cedo ou pelo contrário demasiado tarde, as raparigas mentem, os rapazes traem, não há dinheiro, não há trabalho, mas felizmente há álcool, então vamos beber. Porque não? Afinal não há trabalho e a noite é curta, a festa é só o que nos restou, no nosso país não há perspetivas nenhumas para nós, só esta festa...
 Conheces este modo de pensar? Encontramos a mesma situação entre as pessoas idosas. É verdade que não têm muito dinheiro, é verdade que os cuidados de saúde não são dos nossos sonhos, que na Alemanha vive-se melhor, que os reformados da Suíça viajam por todo o mundo. Mas a realidade aqui é diferente. E  há duas alternativas. Sentar-se num banco em frente à casa, queixar-se dos políticos, da pobreza, dos jovens, da vizinha do número cinco, da chuva ou do sol... ou perceber que a velhice não é o estado de morte lenta. É um período da nossa vida. O último, sim, mas é. É possível torná-lo interessante e cheio dos acontecimentos surpreendentes. Querer é poder.  Muitos já perceberam. Como passam os seus dias os reformados “mais agitados”? Há muitos exemplos!

No início, a educação. Existem  “universidades da terceira idade” que é uma ideia excelente para se desenvolver e expandir os horizontes. O que é mais interessante, é que a partir de 2015 os estudantes destas universidades vão ter a possibilidade de fazer Erasmus! E quem disse que na reforma não é possível desfrutar a vida? Há também muitos cursos p.ex. de competências informáticas, de artesanato, das línguas, da dança. Muitas são gratuitas. Só é preciso procurar.
Em segundo lugar, uma coisa que nos deixa sentir jovens independentemente da idade é a paixão. Não é importante se alguém joga xadrez ou se mergulha. É preciso fazê-lo com dedicação e alegria. Também praticar desporto é cada vez mais popular. Já ninguém se surpreende quando as mulheres de 60 anos andam com bastões de nordic walking ou fazem aqua-aerobic.
Então não é verdade que as pessoas idosas na Polónia estão condenadas à vida triste e chata. Mas há muitos que ainda não o sabem.
Caros idosos! Acabam com os lamentos, desliguem os televisores, saiam para a rua, encontrem-se com os amigos, reparem quantas coisas há ainda para ver, fazer e experimentar!

Monika Świderska
2º ano de estudos portugueses

Comentários

  1. Uma pequena reflexão sociológica muito interessante sobre um tema original e pertinente e muito bem escrita! Parabéns

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa